segunda-feira, 9 de março de 2009

Abertura da Temporada 2009!


Estreando sua Temporada de Concertos 2009 no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe homenageia Aracaju, recebendo o pianista Álvaro Siviero com o concerto de díficil execução do russo Serge Rachmaninoff. Além dessa outras peças abrilhantarão a noite: Abertura Romeu e Julieta de Tchaikovsky e Quadros de uma Exposição de Mussorgsky. Estão programadas também a execução dos hinos Nacional e de Sergipe.

ÁLVARO SIVIERO
Iniciou seus estudos aos quatro anos de idade e a partir dos sete anos começou a se apresentar regularmente em público. Dois anos mais tarde recebeu a "Medalha de Ouro" do Governo do Estado de São Paulo para Jovens Talentos. Aperfeiçoou-se em técnica pianística em Viena e Salzburg e realizou estudos de aprofundamento em Milão e Roma.
Apresentou-se como recitalista e como solista nas cidades de Zurich, New York, Washington, Boston, Córdoba, entre outras. Em 2006, foi convidado a participar com outros cinco pianistas mundialmente escolhidos do curso de Master Class em Beethoven na Casa Orfeu – Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano, Itália, fundado por Wilhelm Kempff, sendo o primeiro pianista brasileiro convidado a participar desta Instituição. Neste período travou contato com pianistas como Martha Argerich, em Lugano, Maurizio Pollini, em Milão e Till Felner, em Londres, aprimorando ainda mais sua visão musical.
Em 2007, teve a honra de ser o pianista brasileiro convidado a se apresentar para o Papa Bento XVI, em um recital fechado que incluiu obras de compositores alemães, poloneses e brasileiros, quando da sua visita ao Brasil. Além de ter realizado estudos sobre educação multicultural no Lesley College, Cambridge, Álvaro Siviero é também graduado em Física pela Universidade de São Paulo.
http://www.alvarosiviero.com/


A peça Quadros de Uma Exposição foi composta por Modest Mussorgsky em homenagem ao pintor Victor Hartmann, morto precocemente aos 39 anos de idade. A música é um verdadeiro passeio por exposição de arte, como reflete as "Promenades", ´cada movimento suscita um quadro do autor:


Promenade” (Passeio) – Introdução – Allegro giusto, nel modo russico, senza allegrezza, ma poco sostenuto.
I.”Gnomus” (Gnomo) – Sempre Vivo.
”Promenade” (Passeio) – Moderato comodo assai e con delicatezza.
II.”Il Vecchio Castello” (O Castelo Medieval) – Andante molto cantabile e con dolore.
”Promenade” (Passeio) – Moderato non tanto, pesante.
III.”Tuileries” (Tulherias) – Allegretto non troppo, cappricioso.
IV.”Bydlo” (Carro de Bois) – Sempre moderato, pensante.
”Promenade” (Passeio) – Tranquillo.
V.”Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques” (Bailado dos Pintinhos em suas Cascas de Ovos) – Schernizo.
VI.”Samuel Goldenberg et Schmuyle” – Andante grave, energico.
”Promenade” (Passeio) – Allegro giusto, nel modo russico, poco sostenuto.
VII.”Limoges, Le Marché” (O Mercado em Limoges) - Allegretto vivo, sempre scherzando.
”Catacombae, Sepulcrum Romanum” (Catacumbas, Sepulcro Romano) – Largo.
VIII."Cum Mortuis in Língua Mortua" (Com os Mortos em Língua Morta) - Andante non troppo, com lamento.
IX.”La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule” (A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha) – Allegro com brio, feroce. Andante mosso. Allegro molto.
X.”La Grande Porte de Kiev” (A Grande Porta de Kiev) – Allegro alla breve. Maestoso. Con grandezza.


A regência desse concerto está a cargo do Maestro Guilherme Mannis.
Data: 12/03/2009, Quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Tobias Barreto
Ingressos: Cortesias na Bilheteria do TTB.
79 3179 1496