sábado, 24 de abril de 2010

"CELEBRACION BRASILEÑA" em La Paz, Bolívia

Um importante acontecimento está prestes a começar na próxima semana, 29 de abril a 1º de maio de 2010, na capital legislativa da Bolivia, La Paz. Com total apoio da Embaixada Brasileira, será realizado uma "Celebração Brasileira", um período que a Bolívia comemora o Brasil em confluência com a sua cultura. Várias manifestações estão programadas em todo território boliviano, dança, música, teatro e palestras.
Na capital "paceña" a atração será a música erudita brasileira ,com a Orquestra Sinfônica Nacional da Bolívia, sob a regência do nosso Maestro Guilherme Mannis, gentilmente convidado para o evento. O regente ainda cumpre uma extensa agenda de ensaios e entrevistas e representa nesse momento não só todos os brasileiros, mas de modo especial todos os sergipanos. Quando é indagado sobre o trabalho que faz no Brasil, ele responde carinhosamente: "Estou em uma orquestra que me ensina todos os dias e os músicos percebem o sentido especial que a música tem que ter, a energia deles tem me proporcionado muitas alegrias e senão as maiores porém as melhores da minha vida de maestro. Temos uma orquestra talentosa  floreada  jovens e professores, aos poucos ela entra na vida cultural das cidades e conseguiremos materializar os concertos para cada vez mais pessoas". Sobre o local onde mora: "É gratificante fazer música no menor estado do meu País, apesar de ter nascido em uma metrópole como São Paulo, porque faz com que seja um grande trabalho de grandes resultados, com total apoio do Governo do Estado e outras instituições. Demonstra igualmente, o longo caminho a percorrer em uma incrível  escalada de sucesso. O resultado só depende unicamente do compromisso com o público e principalmente com a música e aqueles que vivem dela".

A "CELEBRACION BRASILEÑA" contará ainda com a participação do pianista Jean Louis Steuerman, um virtuose, nascido carioca e radicado em Londres há bastante tempo, sua presença inédita na Bolívia pretende acrescentar valores inimagináveis à produção cultural daquele país, juntos Maestro, Pianista e Orquestra farão, sem sombra de dúvidas, um magnífico espetáculo. Outros brasileiros não menos importantes estarão por lá, lançando suas sementes. Carlos Gomes e Villa-Lobos não poderiam faltar nessa que já se tornou uma das maiores festas brasileiras na América do Sul.

PARABÉNS BOLIVIANOS, PARABÉNS BRASILEIROS!
PROGRAMA III "CELEBRACION BRASILEÑA". Jueves 29 y Viernes 30 con el auspicio de la Embajda de Brasil Presentará las siguientes obras :

Carlos Gomes: Alvorada de la ópera "Lo Schiavo"
Heitor Villalobos: Bachianas Brasileiras No.7
Wolfgang Amadeus Mozart: Concierto para piano No.17

GUILHERME MANNIS, DIRECTOR INVITADO (Brasil)
JEAN LOUIS STEUERMAN, PIANISTA INVITADO (Brasil)
Thursday, 29 April 2010 at 20:00
Friday, 30 April 2010 at 21:30
Centro Sinfónico Nacional

Creditos en las fotos: Lucio Telles/Ascom/Secult
Consultas y Reservas: 2203063 - 2129508


 


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Projeto Terças Musicais
                                   
“Música em Todo Lugar”

A Biblioteca Pública Epifânio Dória reabre as portas da Sala Antonio C. Plech para o projeto Terças Musicais. A Série internacional, teve sua estréia em 2004, precisamente no dia 26 de outubro com a participação da pianista russa Alla Dadaian. Muitos outros grupos e pianistas já abrilhantaram a série que sempre foi uma referência para as manifestações artístico-musicais do estado. De 2004 a 2006, o Terças Musicais recebeu nomes como o Trio Berlin, a Orquestra da Academy St. Martin in the Fields, músicos como Emmanuele Baldini, Johannes Gramsch e Sylvia Thereza, Duetos como o soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden e a prata da casa o soprano Camila Argolo e o pianista Daniel Freire.

Garantido inicialmente pela parceria entre a Funarte e o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Cultura do Estado com o então secretário José Carlos Teixeira, seu objetivo visa a formação de platéia, acessibilidade aos espaços culturais da cidade com entrada franca e oportunizar o público a um maior contato com a música de câmara em Sergipe.

A Secult promove o retorno da série em 2010 que proporcionará igualmente aos jovens talentos da música, um campo diversificado para demonstração e aprendizado simultâneos, mantendo o formato de acesso gratuito e o excelente nível dos músicos.

A participação no próximo dia 27 de abril de 2010, às 19h  ficará por conta do Sexteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a direção do Maestro Guilherme Mannis.

Programa
J. Brahms
Sexteto nº1, para cordas op.18
 
Elizabeth Broom, 1º violino
Marcio Rodrigues, 2º violino
Cleverson Cremer, 1ª viola
Rafael Marques, 2ª viola
Andressa Souto, 1º cello
Tiago Salvino, 2º cello
 
Serviço

O quê? Terças Musicais
Onde? Biblioteca Pública Epifânio Dória
Quando? 27 de abril de 2010, 19h.


Telefones úteis: 79 3179 1935 (8 – 20h)
                         79 3179 1491 (8 – 13h)

Entrada Franca.

Realização: Secretaria de Estado da Cultura
Apoio: Governo do Estado de Sergipe

terça-feira, 20 de abril de 2010

Concertos na Catedral tem início em Abril


Em abril, a Orquestra Sinfônica de Sergipe retorna com os concertos na Catedral uma série que é realizada em parceria com a Arquidiocese de Aracaju, do seu Arcebispo Dom José Lessa e do pároco Pe. Dácio.
As apresentações na Catedral de Aracaju começaram no dia 17 de junho de 2007, com a celebração da Missa da Coroação de W. A. Mozart. Ao lado do Coro da ORSSE e dos solistas: Marília Texeira, soprano, Ana Paula Barreira, soprano, Eduardo Ghissoni, tenor e Ezequiel Oliveira, barítono.barítono. A obra de distinta beleza e espiritualidade foi inserida na liturgia tradicional da missa e acompanhada por centenas de pessoas.
Desde então todos os anos a Catedral e todos os sergipanos são presenteados com concertos inesquecíveis dentro daquela que se tornou uma referência arquitetônica e turística na cidade de Aracaju.
No próximo dia 29, serão duas estréias, o início da série de Concertos na Catedral e o primeiro concerto do novo regente assistente Daniel Nery. O evento terá a participação especial da violoncelista Andressa Souto, que tocará uma peça solo com a orquestra. Andressa está há um ano na função de chefe de naipe da ORSSE e promete realizar um belo espetáculo de técnica e sensibilidade.


 



















*Serviços

 29 Catedral Metropolitana de Aracaju, 19h
DANIEL NERY, regente assistente
ANDRESSA SOUTO, violoncelo

Antonio CARLOS GOMES
Abertura da ópera Maria Tudor
Edvard ELGAR
Concerto para violoncelo e orquestra, op. 85, em mi menor
Georges BIZET
Sinfonia nº1, em dó maior

*Entrada Franca
Assessoria Artística e Agendamento de entrevistas
79 3179 1491 - Anabel Vieira