segunda-feira, 8 de março de 2010

Bem-Vindos à Temporada 2010 da ORSSE

Nesta quarta-feira, 10, a partir das 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), com a direção artística de Guilherme Mannis, inicia sua Temporada 2010. O concerto será em homenagem ao aniversário da cidade de Aracaju. “O ano de 2010 será de muitas consolidações para nossa Orquestra, pois o grupo poderá tocar com nomes consagrados da música clássica. Outra novidade será a produção da primeira ópera de Sergipe, ou seja, muitas realizações e novidades durante a temporada 2010”, exaltou o maestro Guilherme Mannis.



A nova temporada será marcada pelo ecletismo de eventos e solistas aliados a uma programação de concertos intensa em cidades do interior dentro da já conhecida Série "Orquestra na Estrada". Entre os destaques do ano, estão com presença confirmada em Sergipe nomes como Nelson Freire, Ricardo Castro, Emmanuele Baldini, Amaral Vieira, Flavio Varani, Gilberto Tinetti, Roberto Tibiriçá, João Carlos Martins, entre outros.


Em relação aos eventos marcantes, será realizada a primeira ópera em Sergipe que será Aída, de Giuseppe Verdi, em forma de concerto, no dia 20 de maio, além da apresentação da ORSSE no âmbito do 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais prestigiosos festivais de música clássica de todo o mundo, no qual estudantes de música, professores, grandes solistas e a comunidade local se integram para realizar um evento ímpar na história da música no Brasil.


No concerto de abertura da Temporada, a orquestra não poderia deixar de trazer novidades. A primeira é a apresentação da magistral ‘Alvorada’, da ópera Lo Schiavo, do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. A peça, com o objetivo de descrever musicalmente uma alvorada com todas as suas nuances, inova nos mais variados tipos de textura orquestral, antevendo características que só seriam utilizadas, a posteriori, no âmbito da música impressionista.


A próxima peça é o Concerto nº2 para piano e orquestra do compositor romântico Felix Mendelssohn. Em primeira audição no estado, a obra terá solos do pianista aracajuano Rafael Eugênio, uma das promessas musicais sergipanas. Com apenas seis anos de estudo no instrumento, o pianista venceu recentemente o Concurso Interno Professora Esther Cardoso, da Universidade Federal da Bahia, tendo a oportunidade de tocar, com a OSBA, este mesmo concerto que apresentará no Teatro Tobias Barreto.


No entanto, a grande expectativa será reservada para o final do concerto com a apresentação de Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, baseada nos contos árabes das ‘Mil e Uma Noites’. Uma peça chave do repertório sinfônico, a obra utiliza a orquestra em sua plenitude e exige alta compreensão técnica de execução para os solistas, sobretudo para o spalla (violino principal), a cargo do violinista Márcio Rodrigues.



 











Serviço:

A Orquestra Sinfônica de Sergipe fará uma homenagem ao aniversário de Aracaju.
O concerto será no Teatro Tobias Barreto, nesta quarta-feira, às 20h30. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Mais informações (79) 3179-1491.