Encerrando as celebrações musicais desse mês, no dia 16 de junho de 2011, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, realiza o segundo concerto da série “Sons da Catedral”, na Catedral Metropolitana de Aracaju que é realizada em parceria com a Arquidiocese de Aracaju e a Secretaria de Estado da Cultura. As primeiras apresentações na Catedral em 2007, tinham aspecto sacro e direcionado a um público específico. Ao longo dos anos a série foi se aperfeiçoando para atender um público cada vez mais exigente e diversificado. Desde então, em todos os anos, são realizados em média 5 concertos na Catedral e todos os sergipanos são presenteados com concertos inesquecíveis, dentro daquela que se tornou uma referência arquitetônica e turística na cidade de Aracaju.
Para o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da ORSSE, tocar na Catedral é sempre uma experiência única para a formação. “A acústica é diferente, mais reverberante, o que faz com que os músicos tenham de se adaptar rapidamente a um cenário musical diferente do Teatro Tobias Barreto. Além disso, o ambiente de resplendor da Catedral fornece ao concerto um aspecto especial. Todas as nossas apresentações nesse espaço são marcantes e inesquecíveis”.
Para a série “Sons da Catedral II”, que terá a regência do maestro Daniel Nery, um repertório diversificado e de altíssimo nível, pois dois solistas estarão à frente da ORSSE: Antônio Lauro Del Claro, um dos mais importantes violoncelistas brasileiros, que executará o Concerto para Violoncelo e Orquestra do compositor romântico alemão Robert Schumann e Felipe Freitas, chefe de naipe clarinetista da ORSSE, que tocará a estréia mundial do Concertante para Clarinete e Orquestra, do brasileiro Edmundo Villani-Côrtes, inicialmente composta em 1986 para sintetizadores terá agora uma versão oficial para orquestra completa. O romantismo melancólico de Antonin Dvoràk será é lembrado com a sua conhecida Dança Eslava n. 2 em mi menor, Op. 72
Sobre os solistas:


Serviço:
Orquestra Sinfônica de Sergipe
"Sons da Catedral II"
Catedral Metropolitana de Aracaju
16 de junho de 2011, quinta-feira, 19hEntrada Franca
Programa:
Daniel Nery, regente
Felipe Freitas, clarinete
Antônio Lauro Del Claro, violoncelo
Edmundo VILLANI CÔRTES
Concertante para Clarinete e Orquestra (estréia mundial)
Antonin DVORÁK
Dança Eslava n. 2 em mi menor op. 72
Robert SCHUMANN
Concerto para violoncelo e orquestra, op. 129, em lá menor