domingo, 27 de julho de 2008

17 de Julho, Sétima de Beethoven e Adele Ananias



Sétima Sinfonia de Beethoven é destaque da Orquestra Sinfônica de Sergipe


A Orquestra Sinfônica de Sergipe volta ao palco do Teatro Tobias Barreto, nesta quinta-feira, 17, às 20h30min, para apresentar um programa com musicas clássicas de Beethoven e Edvard Grieg. O destaque é para a apresentação da pianista Adele Ananias, que tocará com a orquestra o Concerto n° 1 para piano de Beethoven. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do TTB a preços populares: R$ 5 inteira e R$ 2 a meia entrada.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, os músicos vão executar um programa com peças como a pastoril Suíte Peer Gynt nº1, do compositor norueguês Edvard Grieg e o Concerto nº 1 para piano e a 7ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven.

De acordo com Guilherme Mannis, a figura de Beethoven que prevalece no imaginário popular é a de um compositor temperamental, sujeito a ataques repentinos de raiva. “Essa imagem pode ter correspondido à realidade em certos períodos de sua vida, mas não é a representação de sua personalidade. Na verdade, o lado alegre e jocoso de sua personalidade contrabalançava os aspectos anti-sociais”, disse o maestro.

“O clima da Sétima Sinfonia é um reflexo desse lado excêntrico do compositor. É uma peça cheia de brincadeiras musicais. A despeito dos aspectos cômicos, a sinfonia transmite uma sutil impressão de grandeza e foi citada por Richard Wagner, como a apoteose da dança, por se tratar de uma das maiores obras primas compostas por Beethoven”.

O maestro

Natural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e esteve já à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Petrobras Sinfônica; no México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão.

A solista
A pianista Adele Ananias vem sendo um dos maiores destaques da região Nordeste, apresentando-se com orquestras como a Sinfônica da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ela é natural de Recife e iniciou seus estudos de piano com as professoras Maria Auxiliadora H.C. de Melo e Elyanna Caldas S. Varejão, no Conservatório Pernambucano de Música, onde atualmente trabalha como professora de piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário