segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Concerto Nossa Pátria

Brasil, Coro e Arte!


No próximo dia 04 de setembro, quinta-feira, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, em comemoração à Semana da Pátria, realizará concerto especial no Teatro Tobias Barreto. Com início às 20h30, a apresentação contará com a participação do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Sergipe, formado por 55 vozes comandadas por seu regente, Daniel Freire, e ainda com solos do contrabaixista Victor Mesquita, chefe de naipe da ORSSE. A regência do concerto estará a cargo do Maestro Guilherme Mannis.

Ópera em Sergipe: o sonho de se apresentar um espetáculo deste porte está cada vez mais próximo da concretização. O Coro Sinfônico da ORSSE, para tanto, se prepara para este evento e apresentará, no próximo concerto, os mais importantes trechos corais da ópera Orfeu e Eurídice, composta pelo alemão Christoph Willibald Gluck (1714-1787) baseada no mito de Orfeu. Completam os excertos da ópera as aberturas dos atos e belos balés.




Victor Mesquita - Contrabaixo

O solista do concerto será o chefe-de-naipe de contrabaixos da ORSSE, Victor Mesquita, que executará o virtuosístico Concerto para Contrabaixo e Orquestra de Domenico Dragonetti (1763-1846). O contrabaixista Victor Mesquita iniciou-se na música aos 13 anos de idade, estudando violão clássico na UFPB, localizada na sua cidade natal, João Pessoa. Mais tarde, aos 15 anos passou a estudar contrabaixo na mesma instituição, com o professor Hector Rossi, o qual o orientou durante todo o seu bacharelado. Por um ano foi aluno especial no mestrado em contrabaixo, também na UFPB, sob a orientação do professor Dr. Luciano Carneiro. Participou de vários
masterclasses com diversos contrabaixistas de nível nacional e internacional, dentre eles destacam-se: Tibô Delô (França/Brasil), Sérgio de Oliveira, Pedro Gadelha (OSESP), Hans Sturm (EUA), Milton Masciadri (Uruguai/EUA), Catalin Rotaru (Romênia/EUA) e Bread Opland (Chicago Symphony-EUA). Também teve aulas com os violinistas Yerko Tabilo (Quinteto da Paraíba), Charles Stegman (Julliard School-EUA) e o violista Richard Young (Veemer Quartet-EUA).

O programa do deste concerto incluirá ainda a peça “Tributo à Portinari”, do compositor carioca César Guerra-Peixe (1914-1993), uma obra que consiste na impressão musical criada pelo compositor a partir de quatro grandes quadros do mestre das artes plásticas Cândido Portinari: Os Retirantes, Espantalho, Enterro na Rede, e Bumba-meu-boi(1956). O paralelo brasileiro com a música “Quadros de uma exposição”, do compositor russo Mussorgsky, é evidente.

OBRAS DE PORTINARI:








Os Retirantes (1944)










Preparando Enterro na Rede (1958)












Espantalho (1959)











Bumba-Meu-Boi (1956)




FICHA TÉCNICA

Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2008
Teatro Tobias Barreto


Guilherme Mannis, regente
Victor Mesquita, contrabaixo
Coro Sinfônico da ORSSE
Daniel Freire, regente

Repertório

César GUERRA-PEIXE
Tributo a Portinari
Domenico DRAGONETTI
Concerto para Contrabaixo e Orquestra
Christoph Willibald GLUCK
Ópera “Orfeu e Eurídice”: excertos

Informações Úteis
Data e hora: 04 de setembro de 2008, quinta-feira, 20h30
Ingressos: R$ 5 (inteira), R$ 2 (meia)
Informações: (79) 3179-1480/1490
sinfonica@cultura.se.gov.br
Realização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário