terça-feira, 11 de novembro de 2008






Estréia da Sinfônica de Sergipe em São Paulo

A Orquestra Sinfônica de Sergipe realizará, no próximo dia 16 de novembro de 2008, domingo, sua estréia no município de São Paulo, em sua primeira viagem para além das fronteiras de nosso Estado. Convidado a participar da prestigiosa série "Música em Cena", do Centro Cultural Fiesp, que realiza todos os domingos ao meio-dia concertos gratuitos no Teatro Popular do SESI, o grupo, sob a regência de seu Diretor Artístico e Regente Titular Guilherme Mannis, executará peças marcantes do repertório sinfônico. A orquestra, composta atualmente por 63 integrantes, interpretará peças tradicionais como Mourão de Guerra-Peixe e a vibrante Sinfonia nº 7, de Beethoven, contando novamente com a brilhante participação do pianista Álvaro Siviero, que brilhantemente interpretou em agosto deste ano o famoso Concerto para Piano nº 1 de Piotr Ilytch Tchaikovsky, repertirá o feito no concerto em São Paulo.



Coros de Orfeu e Euridice (Gluck)

A viagem vem coroar dois anos de intenso trabalho deste grupo no Estado de Sergipe, com a realização aproximada de 100 concertos em diversas séries, duas temporadas oficiais no Teatro Tobias Barreto (1328 lugares), o Projeto Sinfonia do Saber em que milhares de jovens estudantes e instituições que atendem aos portadores de necessidades especiais vêm ao teatro para assistir e interagir com a orquestra, além de projetos de concertos de câmara, no interior, e em locais públicos (Parque da Sementeira/Orla de Atalaia/Colina de St. Antonio). Notável ainda o ganho artístico crescente do grupo, o que propiciou, ao longo destes dois anos, intercâmbios com nomes como Roberto Tibiriçá, Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Laszlo Mezö, José Luís de Aquino, Amaral Vieira, Abel Rocha, Francis Hime, Carlos Moreno e Wagner Tiso, entre outros.

Natural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e já conduziu importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Petrobras Sinfônica; no México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão. Teve como principal professor o maestro John Neschling (Osesp) e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula. Foi vencedor do I Concurso Jovens Regentes e Solistas (São Paulo, 2002), realizado pela Fundação Eleazar de Carvalho associada à Orquestra da Rádio e Televisão Cultura (Sinfonia Cultura), comandando o grupo em concerto prêmio. Foi também semifinalista do II Prêmio Osesp, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O pianista Álvaro Siviero especializou-se na Universität für Musik und darstellende Kunst de Viena e na Hochschule Mozarteum em Salzburg, com Noel Flores e Georg Steinschaden. Também tem passagens pela Academia Nazionale de Santa Cecília em Roma, estudando com Piero Tramoni, além de estudos de aprofundamento com Annibale Rebaudengo, em Milão. Sua paixão pelo piano, porém, remonta à infância, quando, aos sete anos, já se apresentava em público. Dois anos mais tarde, recebe seu primeiro prêmio: a Medalha de Ouro do governo do Estado de São Paulo para jovens talentos. No ano de 2007, coroando sua dedicada carreira artística, apresenta-se em concerto exclusivo para o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, interpretando obras de autores alemães, poloneses e brasileiros. Como diretor artístico, esteve sob sua supervisão, a série de concertos do Embratel Convention Center e a temporada de concertos internacionais do Teatro Palácio Avenida - HSBC, em Curitiba. Músico que participa ativamente do cenário brasileiro como camerista e solista, foi responsável por realizar o recital comemorativo aos 454 anos do aniversário da cidade de São Paulo, no Pateo do Collegio, no ano de 2008. Neste mesmo ano assume a direção artística da temporada 2008 na série de Concertos Internacionais do Teatro São Bento, em São Paulo.




Ficha Técnica:
Série Música em Cena - Centro Cultural Fiesp
Teatro Popular do SESI (Av. Paulista, 1313, Cerqueira César, São Paulo/SP)
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Guilherme Mannis, regente
Álvaro Siviero, piano
Data: 16 de novembro de 2008, domingo, 12h
Entrada franca
FOTOS DO TEATRO POPULAR DO SESI:





Programa:

Cesar GUERRA-PEIXE
Mourão
Arranjo para grande orquestra de Guilherme Mannis.

Ludwig van BEETHOVEN
Sinfonia nº 7, op. 92, em ré maior
I - Allegro con brio
II - Larghetto
III - Scherzo: Allegro
IV - Allegro Molto

Piotr Ilytch TCHAIKOVSKY
Concerto para Piano e Orquestra nº 1, em si bemol menor, op. 23
I - Allegro no troppo e molto maestoso; Allegro con spirito
II - Andantino semplice
III - Allegro con fuoco




APOIO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário