terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Por Dentro dos Concertos



O concerto especial de Natal dia 18 no Teatro Tobias Barreto, mesclará um repertório clássico, com obras características da literatura sinfônica como a Abertura Egmont, de Beethoven, composta para peça homônima de Goethe, assim como o Concerto nº23 de Mozart, a peças tradicionais do repertório de Natal, como Jingle Bells, Pinheirinhos de Natal e Aleluia de Haendel. A participação da música brasileira será determinante, representada pela primeira apresentação sergipana do Gradual Dies Sanctificatus, composto por um dos maiores gênios do período clássico-romântico: o Padre José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767-1830). Um grupo final de 150 pessoas, entre músicos, coralistas e convidados, executará peças como “Surgem Anjos Proclamando” e “Noite Feliz”.

O maestro: Natural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e esteve já à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Petrobras Sinfônica; no México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão. Teve como principal professor o maestro John Neschling (Osesp) e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula. Participou ainda, com a orquestra, da gravação do filme “Orquestra dos Meninos”, sob a direção de Paulo Thiago. Como destaque da Temporada 2007, trouxe para o Estado, juntamente com a Sinfônica, músicos renomados do cenário naciona e internacional, tais como Emmanuele Baldini, Amaral Vieira, Wagner Tiso, Marina Brandão e Laszlo Mezö.

O solista: natural de Aracaju, Daniel Freire é graduado em piano pela universidade Federal da Bahia na classe do pianista Paulo Gondim. Participou de Masterclasses com Bárbara Nissman (EUA), Ricardo Castro (BA), Joe Parillo (EUA) e Jason Rebello (Inglaterra). É integrante da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2004 e criador e regente de seu Coro Sinfônico desde 2006.
Orquestra, Coro e Canarinhos comemoram Natal na Catedral

No dia 19 de dezembro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Aracaju, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção do Maestro Guilherme Mannis, realizará concerto especial de Natal no âmbito do circuito de comemorações para esta data. Além da tradicional participação de seu Coro Sinfônico sob a regência de Daniel Freire, o grupo receberá o Coral infanto-juvenil Canarinhos de Aracaju, comandado por seu regente Carlos Magno, e o tenor sergipano Roziel Benvindo. Este concerto mesclará um repertório clássico, com obras características da literatura sinfônica como a Abertura Egmont, de Beethoven, composta para peça homônima de Goethe, assim a peças tradicionais do repertório de Natal, como Jingle Bells, Pinheirinhos de Natal e Aleluia de Haendel e a presença marcante de Bach na peça Jesus Alegria dos Homens. A participação da música brasileira será determinante, representada pela primeira apresentação sergipana do Gradual Dies Sanctificatus, composto por um dos maiores gênios do período clássico-romântico: o Padre José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767-1830).
A entrada é franca.
No dia 21 de dezembro, às 17h, no Parque Augusto Franco (Sementeira), a Orquestra Sinfônica de Sergipe, comemora o Natal do Parque e encerra o ano do projeto 'Domingo no Parque". Em sua 8ª edição mais de 4000 pessoas já se beneficiaram com a música no parque com destaque especial para as crianças que de cedo começam a ter contato com novos sons e estilos.

O sucesso do Projeto Domingo no Parque, uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe e Emsurb da Prefeitura Municipal de Aracaju proporcionou a realização de vários concertos no Parque da Sementeira durante o final do ano de 2007 e todo o ano de 2008, com participação do público sempre crescente. Para essa edição, o número de cadeiras disponíveis saltará das atuais 500 para 1.000, visando maior conforto dos espectadores.
A entrada é franca.

Um comentário:

  1. Eu tive a honra de apreciar a apresentação da ORSSE na Catedral. Na minha humilde e leiga opinião, a orquestra está perfeita. Emocionante, nota 10!

    ResponderExcluir