sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Estréia mundial de obra marca o próximo concerto da ORSSE

Nesta próxima quinta-feira, 24 de setembro de 2009, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do Maestro Guilherme Mannis, faz um concerto especial. Além da apresentação de peça brasileira do Século XX, o “Concerto para Violino e Orquestra de Cordas” de César Guerra-Peixe, o grupo realizará a estréia mundial do Concerto nº1 para piano e Orquestra, do compositor carioca Edson Zampronha. Completam o programa desafios do repertório para orquestra de cordas, como a “Serenata para Cordas” do compositor inglês Edvard Elgar e o “Adagio”, do compositor americano Samuel Barber. Os solistas serão a pianista Karin Fernandes, de São Paulo, e o violinista Ronedilk Dantas, da Paraíba. Os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis no Teatro Tobias Barreto.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe segue seu projeto de valorização da música brasileira e da composição contemporânea apresentando o Concerto para Piano e Orquestra do compositor carioca Edson Zampronha, atualmente radicado na Espanha. Nas palavras do próprio compositor: "este Concerto para Piano e Orquestra tem um único movimento elaborado de uma maneira muito original. O piano parece realizar muitas cadências que não se repetem como neste concerto, e quando o ouvinte se dá conta disso passa a entender que estas cadências são elementos temáticos. Esta é uma verdadeira descoberta para o ouvido, uma descoberta que abre as portas da sensibilidade para uma forma musical muito refinada, diferente de qualquer outro concerto tradicional. A orquestra tem um papel fundamental, e apresenta nuances que envolvem e se revelam excentricamente. Os primeiros compassos da orquestra, por exemplo, sugerem uma abertura e a seguir soa muito diferente com um motivo profundo e ao mesmo tempo inusitado. Os materiais musicais mudam de sentido a cada momento, e de maneira dinâmica e ágil revelam novas sensações e emoções a cada instante, e que vão do profundo ao exuberante”. O que o ouvinte precisará neste concerto é ouvir com o sentido da descoberta, como o de uma criança adentrando em um novo mundo.

Já o “Concerto para violino e Orquestra de Cordas” de Guerra-Peixe reflete a alma do brasileiro carioca arrebatado pela cultura popular nordestina. Considerado por Gilberto Freyre como um “sulista nordestinizado”, Guerra-Peixe passou anos na cidade do Recife estudando a fundo o folclore pernambucano, o que foi uma grande mudança de vida para o compositor até então sintonizado com a estética e valores composicionais europeus. Para interpretar o concerto, Ronedilk Dantas configura-se numa das maiores expressões de seu instrumento na região nordeste do país. Foi o spalla da Sinfônica de Sergipe durante a turnê Brasil 2009, com excelente sucesso de crítica.

Os artistas:

Karin Fernandes, nascida em São Paulo, iniciou seus estudos pianísticos aos sete anos de idade. Suas premiações incluem vinte e um primeiros prêmios, com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música”, em 1999. Como pianista solista, Karin já se apresentou em todas as regiões brasileiras, e também em Portugal, Inglaterra, França, Argentina e Paraguai, e com algumas das orquestras mais importantes do país – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Orquestra de Sopros de Caxias do Sul, dentre outras, colaborando com os maestros John Neschling, Lutero Rodrigues, Emmanuele Baldini, Richard Markson, Fernando Berti, Rafael Sans-Espert, dentre outros. Karin gravou concertos ao vivo para a Rádio Cultura FM - Ravel (Concerto em sol maior), Rachmaninoff (Concerto n.2 e Villani Côrtes (Concerto n.3) e tem realizado várias “premières”, especialmente de obras de compositores brasileiros contemporâneos.

Ronedilk Dantas iniciou seus estudos musicais em 1979, na Escola de Música Antenor Navarro, João Pessoa. Em 1980 ingressou no curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, onde estudou violino, sob a orientação do professor Yerko Tabilo, com quem viria finalizar, em 1994, o Bacharelado em Música. Em 1989, foi vencedor e melhor intérprete de música brasileira no X Concurso de Jovens Instrumentistas de Piracicaba e também obteve o 1.° Lugar no I Concurso Norte-Nordeste da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1990 participou do Curso Internacional de Música de João Pessoa – PB (1990) e em 1993 ingressou no Quinteto da Paraíba. Também gravou os CDs “Armorial & Piazzola”, “Capiba e Gonzagão”, “Um Abraço pra Ti Pequenina”, “Brasileirança” (Kuarup Discos), “Música Armorial” (Nimbus Records/Inglaterra) e “A Pedra do Reino” (independente). Participou como recitalista e professor de violino do Festival de Música de Câmara de Curitiba (2001); dos 26.°, 27.° e 28.° Festival de Inverno de Campos do Jordão e do XIX e XX Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

Edson Zampronha (Rio de Janeiro, 1963) é professor convidado no Departamento de História e Ciências da Música da Universidade de Valladolid, Espanha. Foi Professor de Composição Musical na UNESP, Brasil, por 16 anos. Recebeu dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Brasil. Tem recebido encomendas de obras de grupos e instituições como do Museum für Angewandte Kunst (Köln, Alemanha) para a Copa do Mundo de Futebol 2006; da estilista María Lafuente para seu desfile na Passarela Cibeles 2006 (Madri, Espanha) e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo para o 100º Aniversário da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2005).

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE

TEMPORADA 2009 - TEATRO TOBIAS BARRETO

Guilherme Mannis, regente

Karin Fernandes, piano

Ronedilk Dantas, violino

24 de setembro de 2009, quinta-feira, 20h30


Programa:

Samuel BARBER (1910-1981)

Adágio para Cordas

Edson ZAMPRONHA (1963- )

Concerto n°1 para Piano e Orquestra

Movimento único: “Profondo, molto espressivo e deciso”

César GUERRA-PEIXE (1914-1993)

Concertino para Violino e Orquestra de Câmara

I. Allegro Comodo

II. Andantino

III. Allegro um poco vivo

Edward ELGAR (1857-1934)

Serenata para Orquestra de Cordas

I. Allegro Piacevolle

II. Larghetto

III. Allegretto


Contatos úteis:

Bilheteria: 79 3179 1496

Administração da ORSSE: 79 3179 1480

Cortesias: 79 3179 1491

ASCOM/Secult: 79 3179 1931

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), 5,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário