sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pianista e Violinista dividem momento sublime com a ORSSE

Nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 20h30, mais uma apresentação promete movimentar o palco do Teatro Tobias Barreto. A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), dando continuidade à sua série “Regentes Convidados”, traz dois grandes nomes da música para seu próximo concerto.

Sob a  direção artística do Mt. Guilherme Mannis, o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o patrocínio do Instituto Banese, a ORSSE se apresentará juntamente com o maestro Ricardo Castro, gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia e regente e diretor fundador da Orquestra Dois de Julho no brilhante projeto da NEOJIBÁ. A outra participação é do violinista italiano Emannuele Baldini, pela segunda vez com a ORSSE. Figura carimbada em palcos de todo o mundo, Baldini se apresenta ora como regente ora como solista. É também violino spalla da OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.


Para esse concerto serão executadas a Abertura Coriolano, de Ludwig van Beethoven, o Concerto para Violino em Ré maior de Niccola Paganinni e o Concerto para Piano em Dó menor, também de Beethoven, cujo solo será executado pelo maestro Ricardo Castro que também é pianista de renome internacional.

O maestro Guilherme Mannis, regente titular da ORSSE, pontua que , "receber grandes nomes da música clássica nesta temporada é mais que uma oportunidade de conhecer técnicas e talentos diferentes, é deixar o público mais próximo do que há de melhor na produção de música de concerto no Brasil e no mundo, uma vez que os dois virtuoses são respeitados pelo seu nível de execução e pelos excelentes projetos que vem desenvolvendo na área social. Isso marca ainda mais a qualidade e o respeito adquirido pela nossa orquestra no cenário artístico nacional".


Sobre o violinista:
Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de “Virtuositè” de Corrado Romano no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o “Virtuositè” de Genebra, e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia.


Sobre o maestro convidado e pianista:
Baiano de Vitória da Conquista, Ricardo Castro começa a tocar piano com 3 anos de idade e estuda a partir dos 5 anos com Esther Cardoso em Salvador. Em 1984 vai morar na Europa onde estuda piano com Maria Tipo e Dominique Merlet e regência com Arpad Gerecz. Conquista vários prêmios internacionais. Para além do repertório clássico, Ricardo Castro mantém uma relação e prática à música popular que o leva a experimentar as interligações das diversas formas de expressão musical. Desde 2007 é diretor fundador do NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um programa pioneiro no Brasil e inspirado no famoso “El Sistema” da Venezuela. Ricardo também gravou coma pianista Maria João Pires um Cd pelo selo Deustche Grammophone inteiramente dedicado a Franz Schubert.
No Brasil o NEOJIBA é uma ação inédita de política governamental, visando à formação de crianças e jovens sem distinção de classe social por meio da prática orquestral, tendo como meta principal a excelência. O maior diferencial entre esse projeto e a maioria das iniciativas de arte-educação é sua função de real integração social ao evitar a manutenção dos guetos característicos de áreas de baixa renda, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade. A implantação do NEOJIBA na Bahia, por iniciativa do pianista e maestro Ricardo Castro, foi desenvolvida em intercâmbio com a FESNOJIV (Fundación Del Estado para El Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles de Venezuela), e seu "Sistema" implantado há 34 anos e hoje mundialmente aclamado como uma das mais bem sucedidas experiencias de formação orquestral no mundo. Sua estratégia está focada na construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral e coral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e na reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento.

O NEOJIBA constitui-se como uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia na área da Cultura.



Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2010
Teatro Tobias Barreto
RICARDO CASTRO, regente convidado e piano
EMMANUELE BALDINI, violino

Quarta-feira, 1ºde setembro de 2010, 20:30
Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia)
Bilheteria: 79 3179.1496 (13h - 20h)

Realização: Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe
Patrocínio: Instituto Banese
Informações e Cortesias: (79) 3179-1491

sinfonica@cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário