quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Série "Orquestra na Estrada" comemora a reabertura da Igreja Matriz de São Cristovão


Os monumentos históricos de Sergipe estão recebendo uma atenção especial por parte dos governos federal, estadual e municipal. Com olhares voltados para nosso patrimônio, o concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe a ser realizado no próximo domingo, dia 21 de novembro, às 20h, em São Cristovão, será mais uma prova de que arte e espiritualidade, juntas, são capazes de resgatar os valores imateriais através da música, levando reflexão sobre a conservação do patrimônio físico e principalmente o humano.

Desta forma, a cidade de São Cristóvão está em festa. O motivo para tal felicidade é a reabertura da Igreja Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como Igreja Matriz. Fechada por cerca de dois anos para restauração, estará aberta para cultos religiosos e visitação. Hoje, 18 de novembro de 2010, acontece a entrega da igreja para a comunidade, às 18h. Acesse o blog Andanças na Casa do IPHAN e saiba mais.

A igreja foi edificada no início do século XVII pelos padres jesuítas. Em 1608, o Bispo da Bahia, Dom Constantino Barradas, criou a matriz de Nossa Senhora de Vitória. Um dos mais antigos monumentos tombados pelo IPHAN no Estado de Sergipe (1943).
A obra de restauração e conservação foi executada graças ao empenho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan) em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Além da restauração da obra, que inclui imagens, quadros e toda parte física, a igreja mais antiga do Estado ganhou sistema de vigilância monitorada por câmeras e cerca elétrica.

 


Através da série "Orquestra na Estrada", foram muitas as cidades contempladas com a visita da Orquestra Sinfônica de Sergipe que é mantida pela Secretaria de Estado da Cultura,  "de Propriá no começo desse ano até a mais recente em Laranjeiras, a orquestra colecionou olhares e aplausos especiais de uma plateia que acaba de conhecer um grande e valioso bem cultural da sua terra, a música clássica". explica Guilherme Mannis maestro titular e diretor artístico, idealizador do programa.
A proposta da interiorização da ORSSE em outras cidades visa “democratizar e aproximar o sergipano de sua orquestra através de concertos sempre comentados e explicados, convidando o público a refletir sobre o repertório tocado, desvendando o universo da música sinfônica” explica Daniel Nery, regente assistente da ORSSE.

No repertório, a Abertura Italiana em Argel de Gioachino Rossini, o Concerto para Violino e Oboé de Johann Sebastian Bach, com solos de Márcio Rodrigues e Ana Clara Melo e a Sinfonia n. 1 de Ludwig van Beethoven.

Concerto na Igreja Sagrado Coração de Jesus, Laranjeiras. Foto: Marcelle Christine

ORQUESTRA NA ESTRADA

Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, São Cristovão/SE, 20h.
Entrada Franca.
Daniel Nery, regente assistente.
Márcio Rodrigues, violino
Ana Clara Melo, oboé

Programa:

Gioachino ROSSINI
Abertura L’italiana in Argel

Johann Sebastian BACH
Concerto para violino e oboé em ré menor BWV 1060r
I. Allegro
II. Adagio
III. Alegro

Ludiwig van BEETHOVEN
Sinfonia n. 1 em Dó maior Op. 21
I. Adagio molto —Allegro con brio
II. Andante cantabile con molto
III. Menuetto: Allegro molto e vivace
IV. Adagio—Allegro molto e vivace

Serviço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário