quinta-feira, 31 de março de 2011

ORSSE É ELOGIADA POR CÔNSUL DO BRASIL NA BOLÍVIA

O concerto memorável em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, encantou o público com a música brasileira.


A Orquestra Sinfônica de Sergipe fez um concerto histórico no “VI Encuentro Internacional Sobre Barroco – La Imagen Del Poder”, que aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, no último dia 18. O evento fez parte do aniversário de 450 anos de Santa Cruz de la Sierra,  e foi organizado pela Fundación Visión Cultural, pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz de la Sierra, Unión Latina, Griso-Universidad de Navarra, e pela Universidad Privada de Santa Cruz. Contou também com o apoio do Consulado Geral do Chile, da Embaixada do Brasil, Embaixada da Espanha e do Centro Cultural de Santa Cruz.
Os músicos, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, apresentaram um repertório de música colonial. As composições do Pe. José Maurício Nunes Garcia, Frei de Santa Cecília (compositor de Hino de Sergipe) e Francisco Manuel da Silva (compositor do Hino Nacional Brasileiro) encantaram o público que ficou impressionado com a qualidade da música brasileira. Para os concertos, além da Orquestra de Câmara da ORSSE, participou um quarteto formado por importantes cantores do cenário lírico nacional: Manuela Freua, soprano; Carolina Faria, mezzo-soprano; André Vidal, tenor e Cláudio-Alexandre Silva, baixo.
O maestro Guilherme Mannis destacou a experiência na Bolívia, "artisticamente, a América Latina é um caleidoscópio de culturas e manifestações; é magnífico ver Sergipe incluindo-se neste panorama continental através de sua orquestra sinfônica, representando o Brasil em um evento tão significativo, com participantes de vários países”, enfatizou.
O concerto na Bolívia também teve uma característica didática. O maestro Guilherme Mannis explicou a plateia cada peça executada para que todos pudessem apreciar com informações importantes sobre as músicas, os compositores e o contexto histórico-musical em que foram escritas. A repercussão foi imediata. Não só pelo público que ficou impressionado com a beleza das peças apresentadas, como pelas autoridades presentes que se manifestaram elogiando a qualidade na execução das obras.
O Cônsul-Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Colbert Soares Pinto Jr,  destacou o excelente nível do concerto. “O concerto de música barroca da Sinfônica de Sergipe preencheu as expectativas com seu ótimo nível, aí incluídos a escolha do repertório, o talento dos músicos e cantores e também as informações transmitidas ao público, em espanhol, acerca das peças apresentadas e seus respectivos autores (além, é claro, do simpático merchandise turístico sobre as atrações de Sergipe)”, disse.
Colbert Soares, ainda parabenizou o governador de Sergipe pelo investimento e apoio à ORSSE. “Aproveito para enviar ao governador Marcelo Déda minhas saudações mais cordiais juntamente com os meus sinceros cumprimentos pela ação cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado, cujos frutos já podem ser colhidos no exterior”, destacou.
A ORSSE já estuda novos projetos para levar a música colonial brasileira para outros países. Sem dúvidas, uma demonstração de que a qualidade da Orquestra Sinfônica  ainda vai fazer com que outras nações saibam que Sergipe  valoriza o que há de melhor na cultura brasileira.

By:
Juliana Almeida e Silva
Jornalista/Radialista DRT 1289/SE

Um comentário:

  1. PARABÉNS A JORNALISTA/RADIALISTA, JULIANA ALMEIDA, PELA BELÍSSIMA REPORTAGEM E ARTIGO FEITO EM RELAÇÃO AO EVENTO DA ORSSE EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA, BOLIVIA. PARABÉNS TBM A ORQUESTRA, MAESTRO E CANTORES QUE COM OS SEUS TALENTOS LEVARAM A BOA MÚSICA E REPRESENTARAM O NOSSO SERGIPE. ESTÃO TODOS DE PARABÉNS. VIVA A BOA MÚSICA E VIVA O NOSSO SERGIPE.

    ResponderExcluir