terça-feira, 31 de maio de 2011

ORSSE: Festival Beethoven Homenageia Tobias Barreto


 Homenagear os grandes intelectuais sergipanos através de sua produção musical é o objetivo da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que realizará importante apresentação, na quinta-feira, 09 de junho às 20h30, no Teatro Tobias Barreto.  Nesse concerto especial será celebrada a memória do poeta e intelectual germanista Tobias Barreto de Menezes, com a execução do grupo inteiramente dedicada à obra do maior gênio da composição alemã de todos os tempos: Ludwig van Beethoven. O concerto, denominado "Festival Beethoven", integra a Série Cajueiros IV, e terá a regência dos Maestros Guilherme Mannis e Daniel Nery.

Guilherme Mannis, diretor artístico da ORSSE explica que "Beethoven, através de sua genialidade, elevou a música da sua época a patamares nunca antes conhecidos. Sua capacidade criativa pode construir uma sinfonia através de um simples motivo rítmico, ou criar paisagens sonoras como uma grande tempestade na Sinfonia Pastoral. Tobias Barreto, por sua vez, foi o grande receptor da filosofia alemã do século XIX, ajudando a difundi-la na cultura brasileira. Unir estes dois gênios em torno de uma proposta artística é algo muito emocionante para todos nós."
O Festival será iniciado com a abertura A Consagração da Casa. A obra composta em 1822 para a re-inauguração do Teatro de Viena, terá sua primeira execução em Sergipe. Em seguida, serão apresentadas as aberturas Fidelio e Leonora n°3. Fidelio foi a única ópera de Beethoven, mas consumiu o tempo e o esforço equivalentes a três óperas. Do início, em 1804, até a apresentação da versão final em 1814, a ópera passou por várias revisões, cortes e alterações. O título original da ópera era Leonora, mas foi necessário alterar para Fidélio uma vez que houve, pelo menos, duas montagens operísticas anteriores daquela peça.
Na segunda parte do programa, o destaque será a Sinfonia n°6, também conhecida como Sinfonia Pastoral. Precursora da música programática - composição cujo objetivo é descrever passagens literárias através do texto musical -, a obra é dividida em cinco movimentos capazes de transpor para a música a sensação experimentada nos ambientes campestres. Beethoven insistia que essas obras não deveriam ser interpretadas como um "quadro sonoro", mas como uma expressão de sentimentos. É uma das mais conhecidas e melodiosas obras da fase romântica de Beethoven.
O concerto terá a regência na primeira parte do programa do maestro Daniel Nery, regente assistente da ORSSE e a segunda parte do maestro titular Guilherme Mannis.

Sobre Tobias Barreto de Menezes (07-06-1839/26-06-1889), mestiço, pobre, nasceu na vila de Campos, província de Sergipe, e faleceu em Recife, Pernambuco. Bacharel em direito pela Faculdade do Recife, foi jornalista, advogado e deputado provincial. Destacou-se no campo da filosofia por sua atuação polêmica contra o conformismo retórico. Questionou a concepção de física social do positivismo, relacionou o conceito de cultura à constituição de normas para a compreensão do social e do humano. Entendia a metafísica como teoria do conhecimento divergindo profundamente do positivismo. Admitia a liberdade humana como realidade não empírica. Defendeu o liberalismo na política, a emancipação feminina e a libertação dos escravos. Foi uma figura central na Escola do Recife, disseminando o pensamento filosófico alemão no Brasil que, naquela época, sofria forte influência da cultura francesa. Foi um importante pensador brasileiro no século XIX. O lado poético de Tobias é pouco ou quase nunca lembrado no arcabouço literário brasileiro, no entanto sua poesia possui um estro lírico envolvente e de sentimentos profundos, sem decair no superficialismo ou clichês da fase condoreira do romantismo. As temáticas sociais da época estavam sempre presentes nos seus poemas. Que Mimo (1874), O Gênio da Humanidade (1866), Escravidão (1868) e Amar (1866) são algumas das suas poesias mais famosas.

 

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE - Série Cajueiros IV -  Festival Beethoven homenageia Tobias Barreto

Daniel Nery e Guilherme Mannis, regentes
Quinta Feira, 09 de junho de 2011, 20h30
Teatro Tobias Barreto




Programa:
 

Festival Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Abertura "A Consagração da Casa" Op. 124
Abertura "Fidelio" Op. 72
Abertura "Leonora nº3" Op. 72

intervalo


Sinfonia nº6, em Fá maior, Op. 68, "Pastoral"
I. Allegro ma non troppo - "Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo"
II. Andante molto mosso - "Cena à beira de um regato"
III. Allegro - "Dança campestre"
IV. Allegro - "A tempestade"
V. Allegretto - Hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade


Realização: Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe
Patrocínio: Instituto Banese/ Banese Card
Apoio: Fundação Aperipê/Segrase
Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.
R$15,00 inteira e R$7,50 meia
Informações: (79) 3179-1480/1491
sinfonica@cultura.se.gov.br
http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário