quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Solistas de Piano e Violino são as atrações do Concerto da série Cajueiros V



Nesta próxima quinta-feira, 09 de agosto, às 20h30, a data é de celebração. Com obras marcantes do repertório clássico mundial, a Orquestra Sinfônica de Sergipe marcará seus seis anos sob a direção artística e regência do maestro titular Guilherme Mannis, período em que teve grande desenvolvimento e consolidação frente ao público sergipano e na comunidade artística brasileira. Com incentivos do Governo de Sergipe e patrocínio do Banese e Instituto Banese, a ORSSE viveu grandes momentos nos últimos anos, dentre os quais destacam-se a realização de seis temporadas completas de concertos, Turnê Brasil 2009, participação em festivais e gravação de um disco em homenagem à Villa-Lobos. O concerto ainda contará com dois grandes solistas, trazidos para Aracaju em parceria com a Dell'Arte produções musicias e B.Braun Sharing Expertise: a violinista carioca Gabriela Queiroz e o renomado pianista Sérgio Monteiro, que executarão o Concerto Duplo para Violino e Piano de Mendelssohn. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto, a preços populares.

O maestro Mannis ressalta a importância do trabalho coletivo na edificação do grupo sergipano: “A Orsse é hoje muito respeitada, em todos os lugares que vou. Hoje temos uma orquestra orgulhosa de seu público e sua programação, uma admiração mútuo. O público sergipano aprendeu a amar a música sinfônica com a Orsse, a respeitar seus músicos. Isso nos credencia para futuras conquistas institucionais, e nada mais é do que o fruto do trabalho de cada profissional envolvido.”


No repertório do concerto, além da famosa Abertura Festival Acadêmico de Brahms, será abordada a peça mais emblemática da história da música de concerto ocidental: a “Quinta Sinfonia”, de Ludwig van Beethoven. Seu inconfundível motivo é visto por alguns analistas como o “Destino que bate à porta”: este motivo atravessa todos os movimentos de forma arrebatadora, criando no ouvinte uma sensação única, que só a música clássica pode proporcionar. Completa o concerto o belíssimo Concerto duplo para piano e violino de Mendelssohn, com solos de Gabriela Queiroz e Sérgio Monteiro.

Se o “Destino bate a porta” de nosso público, ele já foi capaz de, em poucos anos, construir em Sergipe um projeto consolidado, com a vinda de novos músicos sergipanos e de outros Estados, com a presença sempre marcante de grandes maestros convidados e solistas presentes nas principais salas do Brasil e em grandes salas do mundo. A Orsse prepara agora novos saltos, com a preparação de novas temporadas e consolidação institucional, essencial para sua manutenção e independência artística.


Sobre o maestro Guilherme Mannis, tem se firmado como um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira, como já foi descrito no ano passado pela Revista Concerto, a mais conceituada publicação da música clássica nacional. Além de seu trabalho pioneiro em Sergipe, concebendo rumos ousados para a Orsse, tem seu trabalho reconhecido com convites regulares para reger muitas orquestras pelo Brasil e algumas no exterior. Destacam-se participações recentes e próximas na Petrobras Sinfônica, Amazônas Filarmônica, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Rosário (Argentina), World Youth Orchestra e Sinfônica de Roma (Itália), entre tantas outras.

Programa:

“CAJUEIROS V” - Comemorando 06 anos do Maestro Guilherme Mannis com a ORSSE


Orquestra Sinfônica de Sergipe
Teatro Tobias Barreto
Agosto, 09, quinta-feira, 20h30
Ingressos: R$20 e R$10 (meia)

Guilherme Mannis, regente
Gabriela Queiroz, violino
Sérgio Monteiro, piano

Johannes BRAHMS
Abertura Festival Acadêmico, Op. 80

Felix MENDELSSOHN-BARTHOLDY
Concerto duplo para violino, piano e orquestra, em ré menor, Op. 64

Ludwig van BEETHOVEN
Sinfonia n. 5 em dó menor, Op. 67


Ficha Técnica:

Cajueiros V
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Teatro Tobias Barreto
Guilherme Mannis, regente
Gabriela Queiroz, violino
Sérgio Monteiro, piano

Patrocínio:
Banese
Instituto Banese

Apoio:
Secretaria de Estado da Cultura
Segrase
e especialmente para esse concerto os artistas contam com o apoio da :
B. Braun Sharing Expertise
Revista Concerto
Del'Arte Soluções Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário