sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Amaral Vieira Revisita Aracaju ao lado da Orquestra Sinfônica de Sergipe

Repertório:

"Saudação" é uma peça composta pelo compositor Amaral Vieira para o aniversário de 25 anos da rádio paulista Cultura FM, cuja programação é inteiramente dedicada à difusão de todas as vertentes da música clássica. O compositor é ainda apresentador da emissora há muitos anos, realizando semanalmente programa inteiramente dedicado à música sacra: Laudate Dominum.


Camille Saint-Saëns (1835-1921)
O "Concerto nº 2 para Piano e Orquestra em sol menor" foi composto em 1868 e é talvez o concerto mais popular deste compositor. Foi estreado com o próprio Saint-Saëns ao piano, sob a regência de Anton Rubinstein, e não teve, ao início, muito sucesso. As caprichosas alterações de estilo receberam o provocante comentário de Zygmunt Stojowski, no qual sustenta que o concerto “começa com Bach e termina com Offenbach”. O concerto se inicia com um solo pianístico executando uma fantasia no estilo de Bach. Após a entrada da orquestra, o melancólico primeiro tema é tocado, novamente pelo piano. O segundo movimento, ao contrário do típico adágio, remonta-nos ao Scherzo, cuja característica brilhante e delicada recorda-nos o famoso Carnaval dos Animais. O concerto se conclui, no terceiro movimento, com um retorno para a tonalidade inicial de sol menor, em movimento rápido, como uma tarantela. O diálogo intenso entre solista e orquestra culmina em repetidos e arrebatadores arpejos da tonalidade inicial. Amaral Vieira completa 4 anos tocando com a ORSSE e promete emocionar a platéia.


Piotr Ilitch Tchaikovsky
A Quarta Sinfonia: O estranho relacionamento entre Tchaikovsky e Nadezhda von Meck produziu mais de mil cartas e a Sinfonia N° 4 em Fá menor, Op. 36, dedicada “Ao meu melhor amigo” – a própria viúva. Numa carta de 1878, Piotr Ilyich explicou cuidadosamente o “programa” da música – aquilo que ele pretende “narrar”. Ouvir a Quarta com as indicações de Tchaikovsky em mente pode ser um consolo nos dias em que o Universo parece conspirar contra você.
Sobre o primeiro movimento o compositor escreveu a Nadia: “A introdução é o núcleo de toda a sinfonia e, sem dúvida, sua idéia principal. Ela é o fatum, aquela força do destino que nos impede de lutar com sucesso por nossa felicidade, que vela com ciúme para que nunca o contentamento e a paz sejam completos e sem nuvens, que paira sobre nossas cabeças qual espada de Dâmocles, envenenando nossas almas sem parar...“Não há porto”, escreveu Tchaikovsky: “Somos batidos pelas ondas de um lado para o outro até o mar nos tragar”. As “tempestades” orquestrais são típicas do compositor, com instrumentação vibrante, colorida, de alto impacto. Depois de cada furacão vem o motivo “consolador” nas madeiras (fagotes, clarinetas, flautas e oboés). O segundo movimento é uma pausa para meditação. Descreve “o sentimento de melancolia que te envolve à tardinha, quando você se senta só e fatigado... Surge um mundo de memórias, e você se sente triste porque muita coisa já passou”. Todos os tipos de momentos felizes passam pela mente, mas também aqueles de abatimento.
Como Tchaikovsky definiu: “o terceiro movimento não exprime sensações definidas”, mas visões extravagantes, exóticas, incoerentes, estimuladas por algumas taças de vinho. O movimento é um pizzicatto ostinato (beliscado obstinado): as cordas – violinos, violas, violoncelos e baixos – são beliscadas com o dedo ao invés de tocadas com o arco. Quando os baixos entrarem...
O quarto movimento é uma música tipicamente russa orquestrada para uma “banda” volumosa, histérica e desesperada: “se você não pode descobrir em si mesmo razões para ser feliz, olhe para os outros. Saia e misture-se com o povo... Aprenda a extrair felicidade da alegria dos outros”.



Amaral Vieira______
Nascido em São Paulo em 1952, é um dos mais versáteis e completos músicos brasileiros de sua geração.

Após estudos musicais no Brasil com Souza Lima e Artur Hartmann, ingressou no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris onde foi orientado por Lucette Descaves e Olivier Messiaen. Diplomado pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, Alemanha, foi convidado pelo British Council a aperfeiçoar seus conhecimentos em Londres com Louis Kentner, que foi discípulo de um aluno pessoal de Liszt.

Suas realizações fonográficas, como compositor e/ou como intérprete, contam com 114 títulos (editados em LPs, Cassetes e CDs), apresentando um vasto repertório, com ênfase especial para Liszt, e suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras. Essas gravações estão sendo distribuídas no Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos.

Recebeu inúmeras distinções: 10 prêmios como pianista, 17 como compositor e mais de 50 distinções em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão.

Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia no triênio 1993/1995; em 1998 o compositor tomou posse da Presidência da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, tendo terminado seu mandato em dezembro de 2001. Foi Presidente da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo de 2001 a 2008.

É responsável desde 1988 pelo programa de música sacra Laudate Dominum que vai ao ar todos os domingos (com reprise às quintas-feiras) na Cultura FM de São Paulo e também aos domingos na Rádio Sodré de Montevidéu (Uruguai).

Suas tournées de concertos incluíram, afora o Brasil, quase todos os países da Europa, América do Sul, Oriente Médio, China e Japão.

Em março/abril de 2008 fez sua oitava tournée no Japão, com 24 concertos, chegando assim, somente naquele país, desde 1994, ao espantoso marco de 250 concertos em mais de 200 cidades.

No mês de julho de 2008, o pianista foi agraciado com o prêmio “2008 Golden Laurel Award”, outorgado pela “The Delian Society” pelo conjunto de sua obra. É a primeira vez que esta distinção é conferida a um compositor brasileiro. O prêmio é concedido uma vez ao ano a um único compositor vivo do mundo inteiro, entre os indicados por membros da sociedade e, a escolha final, ratificada por uma comissão internacional.

Amaral Vieira é um artista credenciado pela mais prestigiosa marca de pianos do mundo, Steinway and Sons.


(2008)
Amaral Vieira______
Rua Tefé, 31 – 01251-050 São Paulo SP
telefax.: (11) 3673-0321
thesaurus@terra.com.br / lauracintra@terra.com.br / secretaria@amaralvieira.com.br
Teatro Tobias Barreto
25 de outubro, 20h30
Ingressos R$ 5,00 e R$ 2,00
Bilheteria aberta das 13h às 20h - 79 3179 1496
Administração 79 3179 1480
Parque da Sementeira
26 de outubro, 16h
Entrada Franca
Comemoração ao Dia da Sergipanidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário