terça-feira, 7 de outubro de 2008

Brincando com a [:Orquestra d--b




No dia 12 de outubro a Orquestra Sinfônica de Sergipe participará, no palco principal próximo à Galeria de Arte da Orla de Atalaia, dentro da programação para “O Dia de Todas as Crianças”, promovido pelo Governo do Estado de Sergipe.




Com início previsto para as 15h, o grupo apresentará a fábula Pedro e o Lobo de Prokofiev, além da Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, em que as crianças interagem com a Orquestra Sinfônica. A regência e narração estarão a cargo dos maestros Guilherme Mannis e James Bertisch. A entrada é franca.
Sergei Prokofiev em foto escolar
Nasceu na Ucrânia a 23 de Abril de 1891, na localidade de Somsovka. Iniciou seus estudos de música com a mãe, e compôs a sua primeira obra, uma pequena peça para piano, com a idade de 5 anos. Pedro e o Lobo estreou a 2 de Maio de 1936 pela Filarmônica de Moscou, sob sua regência . Ficou assim uma obra de destaque para o repertório de Prokofiev, que proporciona uma ligação notável às crianças. O sentido do palco e do espetáculo é uma característica das obras de Prokofiev. Daí que nem mesmo uma história destinada originalmente a crianças se tenha coibido de provocar um leve sabor ao drama, à medida da sensibilidade infantil, ao deixar por resolver a situação desconfortável do pobre pato que continua vivo mas na barriga do lobo. "O que terá acontecido depois?" parece ser a pergunta que o próprio autor deixa no final, e propositadamente remete a resolução desta situação dramática para a imaginação dos seus pequenos ouvintes. Portanto "Pedro e o lobo" é uma história infantil contada através da música. Foi composta, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (Pedro, lobo, avô, pássaro, pato, gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente ou conjunto de instrumentos.

Programa:

Wolfgang Amadeus Mozart
Eine kleine Nachtmusik – Uma pequena serenata
Leopold Mozart
Sinfonia dos Brinquedos
Serge Prokofiev
Pedro e o Lobo

Ficha técnica:

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Guilherme Mannis, regente e narrador
James Bertisch, regente
Orla de Atalaia (próximo à Galeria de Arte da Orla), 15h

Evento “O Dia de Todas as Crianças”
Entrada Franca
Informações: (79) 3179-1480; sinfonica@cultura.se.gov.br
Realização: GOVERNO DE SERGIPE/ Secretaria de Estado da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário