quinta-feira, 4 de junho de 2009

Orquestra Sinfônica, Beethoven, Shostakovich, Borgomanero


Após uma série de cinco concertos sucessivos em importantes capitais da música brasileira, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a batuta de Guilherme Mannis, retorna ao palco do Teatro Tobias Barreto para mais uma apresentação da Temporada 2009. No próximo dia 28 de maio, quinta-feira, às 20h30, o grupo apresentará a abertura ‘As Criaturas de Prometeu’ e a Sinfonia nº2, de Ludwig van Beethoven, e ainda o desafiador Concerto para violino e orquestra nº2, do compositor russo Dmitri Shostakovich, com solos do violinista italiano Alessandro Borgomanero. Os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis da bilheteria do Teatro Tobias Barreto.Surpresa e admiração foram as palavras mais presentes na reação do público brasileiro frente às apresentações da Orquestra Sinfônica de Sergipe em Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Repleto de críticas positivas de jornalistas importantes do meio musical, como Luiz Paulo Horta, do Jornal ‘O Globo’, e Leonardo Martinelli, da ‘Revista Concerto’, a ORSSE consolidou-se nacionalmente com a iniciativa da turnê Brasil, realizada pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Banese. De volta a Sergipe, o grupo se prepara para outros importantes desafios em sua Temporada 2009, como o Concerto de Corpus Christi, em homenagem a Santa Cecília, o Concerto com o Maestro francês Michel Legrand, a participação da pianista portuguesa Maria João Pires e outros consagrados intérpretes do mundo musical erudito nacional e internacional. O primeiro destes desafios será justamente o próximo concerto, no dia 28 de maio de 2009, em que o grupo interpretará, juntamente com Alessandro Borgomanero, o dificílimo Concerto nº2 para violino e Orquestra de Shostakovich.
MaestroNatural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e esteve já à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Petrobras Sinfônica. No México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão. Teve como principal professor o maestro John Neschling (Osesp) e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula.



O Violinista

Nascido em Roma formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música "MOZARTEUM" de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras tais como, Orquestra de Câmara de Budapest, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim, Bachiana Filarmônica, Orquestra “Sinfonietta” Salzburg, e com a maioria das orquestras sinfônicas brasileiras. Em 2002 realizou a primeira execução brasileira do concerto nr. 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005 esteve se apresentando como solista com a “Kremlin Chamber Orchestra” (Rússia), em dois concertos no auditório do Kremlin em Moscou. Para a temporada de 2009 estão programados recitais de violino e piano na Alemanha, Áustria, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Curitiba, e concertos como solista com as orquestras sinfônicas de Brasilia, Bahia e Sergipe (Schostakovich), Espirito Santo (Mendelssohn), São Paulo (Beethoven) bem como a estréia mundial do concerto para violino de Jaime Zenamon com a Orquestra Sinfônica do Paraná.Mora em Goiânia desde 1999 onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2004 a 2007 foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes. Em 2006 lhe foi outorgado pelo Governo do Estado o título de “Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera” como reconhecimento pelas suas realizações na área da música erudita em Goiás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário