quarta-feira, 8 de julho de 2009

ORSSE estréia sinfonia de Brahms em Sergipe; solista mineiro é destaque

No próximo dia 09 de julho de 2009, a Orquestra Sinfônica de Sergipe executará um repertório desafiador. O grupo realizará sua estréia na densa execução de sinfonias do compositor romântico alemão Johannes Brahms (1833-1897), um grande mestre da arte sinfônica, iniciando o ciclo pela Sinfonia n°2, em ré maior. Além disso, o grupo terá a visita do flautista mineiro Maurício Freire, que executará o romântico Concerto para Flauta e Orquestra de Carl Reinecke (1824-1910), Completa o programa a Abertura La Gazza Ladra, de Gioacchino Rossini (1792-1868). Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto, a valores populares.

O solista: Maurício Freire, flauta Professor de flauta da Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerceu o cargo de diretor da Escola de Música e diretor de Relações Internacionais. Graduado pela mesma instituição em 1987, é o único flautista a receber o título de doutorado no mundialmente reconhecido New England Conservatory, EUA, em 23 anos de existência do programa. Nas sete últimas temporadas tem atuado com 1º. Flautista Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e mantém uma ativa carreira como solista e camerista. Já se apresentou nas principais salas do país além dos EUA, Europa e América do Sul. Em Boston atuou regularmente com o renomado grupo de música contemporânea “Boston MusicaViva”, com o qual, em maio de 2002, foi solista na primeira audição mundial da ópera "The Mockingbird", de Thea Musgrave. Ainda em Boston apresentou-se como solista com a “Boston Chamber Music Society”, o "New England Conservatory Bach Ensemble" e “Contemporary Ensemble". Em 2005, ao lado do pianista Nelson Freire, apresentou-se no festival Piano aux Jacobins em Toulouse, França. Figuram entre seus professores James Galway, Paula Robison, Fenwick Smith, Expedito Vianna e Artur Andrés.

O maestro: Guilherme Mannis, regente Natural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e esteve já à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Petrobras Sinfônica; no México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão. Teve como principal professor o maestro John Neschling (Osesp) e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula. FICHA TÉCNICA Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2009Teatro Tobias BarretoGuilherme Mannis, regenteMaurício Freire, flauta09 de julho de 2009, quinta-feira, 20h30Ingressos: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia)Informações: (79) 3179-1480/91/93sinfonica@cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário