quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ópera em Sergipe - Orquestra Sinfônica realiza um marco na história da nossa música

A Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção do maestro Guilherme Mannis, traz no próximo dia 20 de maio, quinta-feira, no Teatro Tobias Barreto a partir das 20h30, a Ópera Aída, do compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). A apresentação que será em forma de concerto, faz parte da Temporada Anual de Concertos 2010 que, mantendo sua característica inovadora, realizará a primeira montagem da Ópera no estado de Sergipe. Será um evento de grande porte que ainda integrará diversos agrupamentos musicais do estado tais como: a tradicional Lira Sancristovense, sob comando de José Fortunato e do Coro Sinfônico da ORSSE e do Coro Masculino da Primeira Igreja Batista de Aracaju, ambos sob regência de Daniel Freire.


Aída é uma ópera em quatro atos com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislazoni, com estréia mundial na Casa da Ópera, Cairo, aos 24 de Dezembro de 1871. Esta obra foi encomendada a pedido do vice-rei do Egito, Ismail Pashá para a comemoração da abertura do canal de Suez.

A narrativa conta a saga de um jovem comandante egípcio, Radamés, que liderou as tropas do faraó numa guerra contra a Etiópia; e de duas mulheres: Aída e Amneris. Aída é filha de Amonasro, rei da Etiópia, e vive como escrava na corte egípcia. Amneris é a princesa egípcia, que vive rodeada de luxo e de escravas - entre elas Aída.

Aída e Amneris, apesar de tantas diferenças entre si, são apaixonadas por Radamés.

O faraó egípcio oferece a mão da sua filha ao jovem, como reconhecimento pela sua vitória. Contudo, para surpresa de todos, ele prefere Aída. Esta escolha faz com que deixe de ser considerado herói e passe a traidor e, como tal, é condenado à morte. Ele é enviado para uma cripta fechada onde deverá esperar sua execução. Lá encontra Aída, que decide partilhar desses momentos junto a ele.

No elenco, importantes nomes do cenário lírico nacional como: Elayne Casehr, Aída, Amonasro, interpretado por Davi Marcondes; Marcelo, como Radamés; Regina Elena Mesquita será Amneris; Saulo Javan, no papel de Ramfis e Martha Herr como Grande Sacerdotisa. E, para abrilhantar ainda mais, a apresentação contará com os talentosos solistas sergipanos: Cláudio Alexandre, como Faraó e Jônatas Matias, como o Mensageiro.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e tem o patrocínio do Instituto Banese.

A récita será única: dia 20 de maio às 20h30 no Teatro Tobias Barreto, sob direção e regência do maestro Guilherme Mannis.




SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2010

Teatro Tobias Barreto

Guilherme Mannis, regente

Elayne Casehr, soprano;

Regina Elena Mesquita, soprano;

Davi Marcondes, barítono;

MarceloVanucci tenor;

Martha Herr, soprano;

Saulo Javan, baixo;

Cláudio Alexandre, baixo;

Jônatas Mathias, tenor.

Coro Sinfônico da ORSSE

Coro Masculino da PIBA

Daniel Freire, regente;

Lira Sancristovense

José Fortunato Silva, regente.


Quinta-feira, 20 de maio de 2010, 20h30

Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia)

Realização: Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe

Patrocínio: Instituto Banese

Informações e cortesias: (79) 3179-1491

sinfonica@cultura.se.gov.br

Créditos da foto: Lucio Telles/Ascom/Secult


Programa:

Giuseppe VERDI (1813-1901)

Aída

Ópera em Concerto em quatro atos.

2 comentários: