Em comemoração ao bicentenário de nascimento dos compositores Robert Schumann, (1810-1856) e Fréderic Chopin (1810-1849), a Orquestra Sinfônica de Sergipe, dentro da sua temporada anual de concertos sob a direção e regência do maestro Guilherme Mannis, recebe o aclamado pianista brasileiro Nelson Freire. No concerto que ocorrerá no dia 12 de junho, sábado, a partir das 20h30, no Teatro Tobias Barreto, será executada a Abertura Manfred Op.115, a Sinfonia n°1, Op. 38 - Primavera, estas de Robert Schumann. E o Concerto para Piano e Orquestra em Fá menor Op. 21.
Para a ORSSE, receber Nelson Freire, pianista de renome internacional, representa um momento especial para a classe musical no Brasil, através desta temporada que faz uma singela homenagem a esses três grandes nomes do piano, Schumann, Chopin e Nelson Freire. A ORSSE honra seu compromisso com o público e exalta seu título de Patrimônio Cultural do Povo Sergipano.
Freire foi aclamado pela imprensa mundial como um dos grandes pianistas do nosso tempo e não cessa de compará-lo a figuras lendárias como Rachmaninoff, Cortot, Hofmann, Rubinstein e Gould. Sua carreira estende-se por mais de 50 anos e já levou o artista às melhores salas de concerto do mundo. Apesar de seu enorme prestígio, Nelson Freire evita a fama e a vida social, dedicando-se integralmente à música e jamais deixou de inspirar-se nos pianistas que o impressionaram desde garoto: Rachmaninoff, Horowitz, Rubinstein e Guiomar Novaes, com quem estabeleceu aproximação quase mítica em relação à música e à vida.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2010
Teatro Tobias Barreto
Guilherme Mannis, regente
Nelson Freire, piano
Sábado, 12 de junho de 2010, 20h30
Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia)
Realização: Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe
Patrocínio: Instituto Banese
Informações e cortesias: (79) 3179-1491
Programa:
Robert SCHUMANN
Abertura Manfred, Op.115
Sinfonia n°1, Op. 38 - Primavera
Fréderic CHOPIN
Concerto para piano e orquestra em Fá menor, Op.21
Fréderic CHOPIN
Concerto para piano e orquestra em Fá menor, Op.21
Assisti ao espetáculo da noite de 12 de junho, com o pianista Nelson Freire e fiquei impressionado. A ORSSE é digna de aplausos infinitos. Fiquei muito feliz e orgulhoso de ser sergipano. Parabéns!
ResponderExcluir