quarta-feira, 16 de junho de 2010

Série "Orquestra na Estrada" chega à Itabaiana-SE

A Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a direção artística do maestro Guilherme Mannis, segue rumo a pitoresca cidade de Itabaiana, dando continuidade no próximo dia 18 de junho, sexta-feira, às 21h, a sua série "Orquestra na Estrada". O primeiro concerto da série foi em Propriá, e dessa vez, ocorrerá na cidade de Itabaiana, na Igreja Matriz de Santo Antônio, com entrada franca. O projeto é uma das metas da ORSSE deste ano, que visa popularizar o acesso à música erudita, buscando públicos que até agora tenham tido pouco ou nenhum contato com a música clássica.


Gerida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com patrocínio do Instituto Banese, a Orquestra Sinfônica se consolidou durante a temporada 2009, ente as dez maiores orquestras brasileiras, e pretende continuar com o sucesso, avançando e inovando cada vez mais.

O projeto que leva a ORSSE para as cidades do interior do estado de Sergipe, começou em 2007, a príncipio a convite da própria cidade e com o tempo a iniciativa partiu da Orquestra Sinfônica de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Cultura, sempre com o apoio mútuo do Governo do Estado e das prefeituras e paróquias visitadas. Escolas, Filarmônicas e outras instituições são convidadas a prestigiar esse momento único de poder assistir um concerto da orquestra fora do teatro, ela que inspira os jovens músicos estudantes e cataliza os talentos a acreditarem que é possível ser músico e viver da música. O público em contato com a Orquestra fora do seu lugar comum, fica visivelmente emocionado com as apresentações.

É possível rever alguns depoimentos de outros concertos no interior:

“Já tive oportunidade de assistir a orquestra em Aracaju e digo que é uma coisa que eleva a nossa alma. É muito bom chegar de um dia tão cansativo de trabalho e escutar essas pessoas, que são capazes de produzir esta bela sinfonia aos ouvidos. Gostaria de pedir que a ORSSE venha mais a nossa cidade, pois tenho a certeza de que será sempre bem-vinda e aplaudida”, afirmou a professora Joselice Alves.

O concerto, que contará com a regência do maestro assistente Daniel Nery, irá apresentar obras importantes do repertório sinfônico, mas conhecidas do público como a suíte L'Arlesiènne do compositor francês George Bizet. A suíte se abre com um tema forte, enérgico, que é baseado na canção de Natal "A Marcha dos Reis, tocada pelos violinos. O segundo movimento se assemelha a um minueto, enquanto o terceiro é mais emocional e silenciado. O último movimento, Carrilhão, apresenta um tema repetido pelas trompas semelhantes a sinos da igreja.

E, em comemoração ao bicentenário de nascimento do compositor Robert Schumann, a orquestra executará a Abertura MAnfred, rebuscando uma peça executada no concerto do dia 12 de junho de 2010, quando a ORSSE tocou ao lado do grande pianista Nelson Freire.





SERVIÇO:


"ORQUESTRA NA ESTRADA"

Igreja Matriz de Santo Antonio Itabaiana- SE, 20h

Daniel Nery, regente assistente.
Participação Especial, cantora Amorosa

Programa

G. BIZET
Suíte L’Arlesiènne n.1


J. BRAHMS
Danças Húngaras n. 1, 3 e 10
R. SCHUMANN
Sinfonia N. 1 em si bemol maior, Op.54 – Primavera

C. GUERRA-PEIXE
Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário