Uma apresentação muito especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe na Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos marcará o início das comemorações do centenário de emancipação política do município de Tobias Barreto no dia 17 de outubro de 2010, às 17h com entrada gratuita.
A cidade, que surgiu no final do século XVI, terá 23 dias de atividades em comemoração ao centenário, cuja data oficial é 23 de outubro. Segundo o prefeito Adilson Santos, a presença da Orquestra neste evento leva ao público uma experiência inédita para muitos. “Convidamos a ORSSE, pois queríamos presentear o povo de Tobias Barreto com algo diferente do que eles estão acostumados a ver aqui, uma apresentação de música instrumental da melhor qualidade. Estamos honrados e agradecidos pelo apoio do Governo do Estado, que através da Secult participa desta comemoração tão importante para nós”, afirmou o prefeito.
Já a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que "é muito gratificante receber solicitações para levar a Orquestra sergipana ao interior do Estado, pois reflete o trabalho feito por todos que atuam a sua frente, aproximando a música clássica da população. O projeto "Orquestra na Estrada" é mais uma mostra do que buscamos com esta Temporada 2010 da ORSSE: democratizar e aproximar as pessoas do trabalho que a nossa Orquestra realiza. Levar este trabalho, com toda a nossa produção musical para o interior, é uma forma de fazer difusão e circulação da cultura e desse produto que, para nós, já é uma marca da cultura sergipana", ressaltou. Além da apresentação em Tobias Barreto, em sua série “Orquestra na Estrada” a ORSSE tem feito um intenso trabalho de difusão da música clássica pelo interior aproximando as pessoas de um patrimônio cultural que busca o humano, de forma simples e didática, visando o acesso à música para todos.
Este ano os concertos já ocorreram em Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Laranjeiras, e ainda tem datas agendadas para São Cristóvão e Lagarto. Para o maestro Daniel Nery, maestro assistente da ORSSE e regente desse concerto, apresentar-se no interior significa “democratizar e aproximar o sergipano de sua orquestra, levando através da música, mensagens de paz, alegria e amor. Os concertos são sempre comentados e explicados, convidando o público presente a refletir sobre o repertório apresentado, desvendando o universo da música sinfônica”.
Para esta apresentação uma formação especial: Orquestra de Sopros, constituída dos naipes das madeiras (flautas, oboés, clarinetes e fagotes), metais (trompas, trompetes e tuba) e a percussão da ORSSE.
Com repertório específico para esta formação, o concerto mesclará diversos períodos da história da música: do contemporâneo francês Paul Dukas ao romântico tcheco Antonin Dvorák e o alemão Richard Strauss. A nossa música não será esquecida, teremos o imortal Ary Barroso em sua “Aquarela do Brasil”, considerado por muitos o nosso segundo hino nacional.
Série "Orquestra na Estrada" no Festival de Cultura de Tobias Barreto
Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos - Tobias Barreto - SE
Domingo, 17 de outubro de 2010, a partir das 17h.
Entrada Franca
Daniel Nery, regente assistente
PROGRAMAÇÃO
Paul DUKAS
La Péri
I. Fanfarra
Richard STRAUSS
Suíte para Sopros em Si bemol Op. 4
I. Prelúdio
Antonin DVORÁK
Serenata para Sopros em ré menor Op. 44
I. Moderato, quasi marcia
II. Minuetto. Tempo di minuetto
III. Andante con moto
IV. Finale. Allegro molto
Como músico da filarmônica da minha terra não poderia deixar de prestigiar esse evento cultural, que trouxe uma riqueza musical de Sergipe. Brilhante apresentação da ORSSE. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir