segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Noite do Piano Sergipano com a ORSSE

Emoção, talento e competência. É o que promete o próximo concerto da temporada 2010 da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Sob a regência de seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, a orquestra apresentará a Noite do Piano Sergipano, onde talentosos solistas do estado tocarão três importantes obras da literatura pianística: Concerto em Lá menor de Edvard Grieg, o Concerto para Dois Pianos de Francis Poulenc e o Concerto para Piano de Goerge Gershwin.

Para o maestro e pianista Guilherme Mannis, “acompanhar os solistas sergipanos, não é simplesmente beneficiar ou oferecer cotas para os artistas da terra, mas celebrar e se identificar como público e como cidadão aquilo que o sergipano tem de melhor, sua essência e seus valores. Prestigiando talentos como esses, que se desenvolveram, estudaram e se firmaram como solistas, inclusive nos palcos estrangeiros, a orquestra se funde a uma unidade sublime de sons, harmonias e almas, a sergipanidade. Sendo, portanto, motivo de orgulho para todos nós.” Comenta.
Grandes nomes nacionais e internacionais do piano já passaram pela ORSSE a exemplo de Maria João Pires, Nelson Freire, Wagner Tiso, Francis Hime, Gilberto Tinetti, Eduardo Monteiro, e tantos outros dignamente importantes. E agora, Daniel Freire, Eduardo Garcia, Priscila Freire e Manoel Júnior serão as estrelas da noite, mostrando que virtuosismo, dedicação, esforço e paixão pela arte quando unidos pelo bem comum, só tem um resultado, o sucesso.

Sobre os pianistas:
Daniel Freire toca o idílico Grieg, onde o compositor norueguês ressalta os traços mais vívidos de sua terra através do colorido diálogo do piano com a orquestra. O francês Francis Poulenc, no concerto para dois pianos em ré menor, propõe uma busca à brevidade e clareza, assim como oposição ao romanticismo alemão e ao impressionismo, que eram as correntes estéticas da primeira metade do século XX. Suas características são o uso intenso de síncopas e ritmos complexos e percussivos, executados por Eduardo Garcia e Priscila Freire, sua aluna de mestrado na Universidade de Campinas. Já Manoel Júnior, toca o concerto do americano George Gershwin, com uma inconfundível linguagem jazzística, traço forete desse sergipano, natural de Propriá. O primeiro movimento, que faz amplo uso do Charleston, tão popular nos anos 20, é uma atraente excursão por uma composição para virtuoses do instrumento, graciosamente entremeada pela linguagem de jazz piano. Da mesma forma, o segundo movimento: um delicado Blues, que tem lugar para peculiares solos instrumentais da orquestra como o trompete.

O concerto será quinta-feira, dia 21 de outubro às 20h30 no Teatro Tobias Barreto.
Com preços acessíveis, os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.


PROGRAMA

Orquestra Sinfônica de Sergipe e a
"Noite do Piano Sergipano"

Guilherme Mannis, regente
Daniel Freire, piano
Eduardo Garcia, piano
Priscila Freire, piano
Manoel Vieira Jr., piano

Edvard GRIEG
Concerto para piano e orquestra em lá menor Op. 16
I.Allegro molto moderato
II.Adagio
III.Allegro moderato molto e marcato

Francis POULENC
Concerto para Dois Pianos, em ré menor
I.Allegro ma non troppo
II.Larghetto
III.Finale Allegro molto

George GERSHWIN
Concerto para piano em Fá
I.Allegro
II.Adagio - Andante con moto
III.Allegro agitato

Teatro Tobias Barreto
Av. Tancredo Neves, 2209, DIA
79 3179.1490
Bilheteria, 13h - 20h
79 3179.1496

Nenhum comentário:

Postar um comentário