domingo, 24 de outubro de 2010

Terças Musicais no Palácio-Museu Olímpio Campos



A Série de Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Sergipe visita novamente no dia 25 de outubro de 2010, ás 19:30, o Palácio-Museu Olímpio Campos. O acesso é gratuito. Reaberto ao público em maio de 2010, após um restauro minucioso de seus elementos e completamente equipado, o Palácio-Museu possui um rico acervo que conta a história política de Sergipe, além de promover e incentivar ações culturais dos mais variados segmentos.

A música de câmara faz com que poucos músicos comunguem em torno de uma única obra. A câmara, ou recinto pequeno, por sua vez, diferentemente dos grandes teatros, é o lugar ideal para a realização destes concertos, uma vez que possui caráter intimista ideal a provocar maior atenção dos espectadores, prontos a ater-se aos mínimos detalhes de execução. O músico, por conseguinte, fica extremamente exposto, devendo realizar uma execução notável, compreendendo a partitura tanto tecnicamente (afinações, ritmos, fraseados, dinâmicas) quanto intelectualmente (estilo das obras, períodos composicionais, formas, harmonia). Desta forma, a realização de música de câmara provoca nos músicos uma grande busca por aperfeiçoamento e um conseguinte crescimento intelectual, técnico e artístico, fazendo com que os profissionais ultrapassem o limite das cadeiras da orquestra.

Para este concerto teremos o Quinteto de Sopros da ORSSE, formado pelos solistas da orquestra. Logo a seguir ao quarteto de cordas, o quinteto de sopros - constituindo-se de flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote - é talvez a formação com maior proeminência na música de câmara. A sua origem confunde-se com a introdução destes instrumentos na orquestra e as primeiras obras dignas de registro aparecem no período clássico. Desde então até hoje, tem sido alvo de atenção por grande parte dos compositores de quase todas as correntes estéticas.

No repertório, bastante eclético, obras de Paul Hindemith, Astor Piazzola e Fernando Morais.



PROGRAMA

O Quê? Terças Musicais com Quinteto de Sopros da ORSSE

Onde? Palácio- Museu Olímpio Campos

Quando? 25/10/2010

Que Horas? 19:30

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário