quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ORSSE encerra sua temporada de concertos com o Oratório "Messias" de Händel


Nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, às 20h30 no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe encerra sua temporada com chave de ouro. Sob a batuta do diretor artístico Guilherme Mannis, será apresentado de forma inédita no Estado o oratório “O Messias”, de Georg Friedrich Händel, com participação do Coro Sinfônico da ORSSE e consagrados solistas do cenário nacional. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro a preços populares.

Durante a Temporada de Concertos 2011, a ORSSE, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com patrocínio do Instituto Banese, conseguiu trazer para o Estado uma oferta especial de concertos em apresentações enriquecedoras à cultura local. Entre os destaques, o grupo fez sua primeira viagem internacional, em participação única no Festival Internacional de Música Barroca, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), apresentou a Ópera La Bohème, em forma de concerto, que além de trazer grande elenco promoveu o encontro de talentos sergipanos, como o Coro Sinfônico, o Coro Infantil e o baixo Cláudio Alexandre. Os regentes convidados deram vigor às interpretações orquestrais de peças conhecidas do púbico, e obras inéditas em Sergipe foram executadas por solistas consagrados, a exemplo de André Mehmari, multi-instrumentista, aclamado em diversos países, o pianista Jean Louis Steuerman, Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Mario Ullôa, Gabriela Queiroz, Eduardo Monteiro, Amaral Vieira, Gabriel Marin e muitos ouros.

O talento sergipano esteve presente em momentos importantes das séries: “Sons da Catedral” com Eleilton Cruz, “Mangabeiras” com José Batista Jr., e ainda a execução de composições e arranjos do pianista e regente do coro sinfônico, Daniel Freire.

De apresentações memoráveis no Teatro Tobias Barreto às riquíssimas incursões pelo interior do Estado, a ORSSE seguiu o rumo natural de um projeto que só recebe elogios da crítica especializada em todo o Brasil. Desta forma, com seu pioneirismo, Sergipe é destacado dos demais estados do nordeste brasileiro, tornando-se um referencial valioso para as orquestras brasileiras. O incentivo à produção com ênfase na cultura local é ainda um dos diferenciais do grupo: a encomenda da peça “Boa Noite Meus Senhores”, composta por André Mehmari sobre temas sergipanos é um grande exemplo.  Pela série “Orquestra na Estrada”, oito cidades foram contempladas com concertos didáticos com um repertório próprio para que os cidadãos conheçam a música clássica e orgulhem-se da sua própria orquestra sinfônica.

“Todo este trabalho é fruto de muita dedicação e profissionalismo de nossos músicos, o carinho e emoção de nosso público e, sobretudo, o compromisso que o Governo do Estado de Sergipe tem com o crescimento cultural do seu povo, através da Secretaria de Cultura e o apoio vital do Instituto Banese. A ORSSE proporcionou um reconhecimento nacional da música produzida no Estado. Agora pensamos em novo tempo, em criar uma perspectiva de futuro musical aos nossos jovens.” compartilha o maestro Mannis.

Para o encerramento desse ciclo de concertos, nas próximas quarta e quinta-feira, apresentação, inédita no estado, do Oratório “O Messias” de George Friedrich Händel, com a participação do Coro Sinfônico da ORSSE, e dos solistas Edna d’Oliveira, soprano, Paulo Mandarino, tenor, Ariadne de Oliveira, contralto e Cláudio Alexandre, baixo.

O oratório foi estreado em Dublin, em 1742. Nessa ocasião celebrava-se o período da Páscoa. Ainda assim, o texto sobre o qual se desenrola a partitura permite adequar-se de igual modo à época natalina. Possui uma criteriosa seleção de escrituras bíblicas recolhidas no antigo e novo testamento e divide-se em três partes. Na primeira são evocadas profecias e aclama-se a encarnação do Messias. Preenche-se deste modo quase metade da obra, em plena consonância com a temática religiosa que substancia a celebração do Natal. Depois, na segunda parte, relata-se a paixão e a ressurreição de Cristo. Já nos últimos números, a terceira parte, comemora-se o triunfo, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Nesse aspecto de constantes vitórias e amadurecimentos, a ORSSE, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe, destacou-se em 2011 como um dos mais importantes grupos sinfônicos do país, exemplo de realização para toda a classe musical do Brasil. Em 2012, seguirão as conquistas, com uma temporada repleta de grandes atrações e o anúncio de uma nova estrutura funcional para a Orquestra Sinfônica de Sergipe.  

 A todos e a todas um Magnífico e Santo Natal!!!

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE
“Patrimônio Cultural do Povo Sergipano”

PROGRAMA

Guilherme MANNIS, regente

Edna de OLIVEIRA, soprano
Paulo MANDARINO, tenor
Ariadne OLIVEIRA, contralto
Cláudio ALEXANDRE, baixo
Coro Sinfônico da ORSSE
Daniel FREIRE, regente

G. Friederich HAENDEL (1685 - 1759)
“O Messias”, Oratório, HWV 56

SERVIÇO

O quê: Orquestra Sinfônica de Sergipe
Encerramento da Temporada 2011
Quando: 21 e 22 de dezembro de 2011, quarta e quinta, 20h30
Onde: Teatro Tobias Barreto (1328 lugares)

Ingressos à venda! Valor: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia)
Bilheteria do Teatro (79) 3179.1496, 13h – 20h
Cafeteria do Palácio-Museu Olímpio Campos 79 9964.4231, 10h – 17h

REALIZAÇÃO:
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Sergipe
PATROCÍNIO:
Instituto Banese
Banese Card

APOIO:
SEGRASE
FUNDAÇÃO APERIPÊ



Nenhum comentário:

Postar um comentário