sábado, 19 de maio de 2012

ORSSE apresentará Ópera Tosca como destaque da Temporada 2012



Com uma proposta anual de importantes títulos de ópera para o público sergipano, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística do Maestro Guilherme Mannis, juntamente como seu Coro Sinfônico, trarão ao público nos próximos dias 24 (quinta) e 26 (sábado) de maio, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a ópera Tosca, de Giacomo Puccini. Realizada de modo semi-encenado, ou seja, com orquestra no palco e cantores interpretando as cenas à frente do grupo, as récitas terão a participação de importantes solistas do cenário operístico nacional, e contarão com legendas em português. O evento tem a realização da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do
Banese e Instituto Banese.

No elenco, nomes consagrados na ópera nacional, como o soprano DaniellaCarvalho (Tosca), carioca, com família sergipana e atualmente radicada em Nova York, o tenor Richard Bauer (Cavaradossi), os barítonos Rodolfo Giugliani (Scarpia) e Sebastião Teixeira (Sacristão) e o baixo Saulo Javan (Angelotti). Completam o elenco jovens talentos sergipanos como o tenor Jonathas Mathias (Spoletta) e Claudio-Alexandre Silva (Sciarrone e carcereiro). A regência estará a cargo do maestro Guilherme Mannis, que vê na ópera um excelente caminho para a produção artística do Estado: "O Tobias Barreto é um grande Teatro, e nossa orquestra realizou interpretações notáveis de Aïda e La Bohème, nos anos anteriores. Nada mais justo do que brindar o nosso público sergipano com outra ópera de enorme sucesso, rara beleza musical e enredo surpreendente. Em futuro próximo, visualizo a capacidade de Sergipe abrigar um belíssimo festival de ópera, que encantaria a toda a sociedade envolvendo, principalmente, a produção local."




A regência dos Coros: Sinfônico e Infantil da ORSSE e Coral Infantil Encantar, está a cargo do maestro Daniel Freire, e os espetáculos possuem ainda a assistência do maestro Daniel Nery.

A história: a ópera se passa em Roma, no clima pós-revolucionário. Angelotti, o protagonista deste movimento, é preso pelo regime e consegue fugir. Mário Cavaradossi, um pintor,  é um simpatizante das idéias revolucionárias e pelo apoio à fuga de Angelotti acaba se envolvendo com Floria Tosca, uma cantora que chega à igreja para visitá-lo. O barão Scarpia, braço direito do poder, passa a perseguir o revolucionário, pressionando e prendendo Mario e assediando Tosca, sua amada, que faz de tudo para libertar o pintor. Após a notícia da vitória de Napoleão, subitamente comunicada, Mario declara sua vitória e Scarpia faz um acordo com Tosca para libertar o pintor, desde que cedesse aos seus encantos por uma noite. Tosca, revoltada, assassina Scarpia pensando em dias felizes com seu amor. O desenrolar da intrincada trama, no entanto, acaba trazendo acontecimentos surpreendentes.



Serviço:

Giácomo Puccini

Ópera Tosca (em forma de concerto)
Teatro Tobias Barreto 
Ingressos: R$20 (inteira), R$10 (meia)

Orquestra Sinfônica de Sergipe

Guilherme Mannis, regente

Coro Sinfônico e Infantil da ORSSE

Coral Infantil "Encantar"Daniel Freire, regente

Daniella Carvalho, soprano (Tosca)

Richard Bauer, tenor (Mario Cavaradossi)
Rodolfo Giugliani, barítono (Scarpia)
Sebastião Teixeira, barítono (Sacristão)
Saulo Javan, baixo (Angelotti)
Jonathas Mathias, tenor (Spoletta)
Cláudio-Alexandre Silva, baixo (Sciarrone e carcereiro)

Datas: 24 e 26 de maio de 2012, quinta-feira e sábadoHorário: 20h30Onde: Teatro Tobias Barreto, Av. Tancredo Neves, 2209, DIA


Realização: 

Secretaria de Estado da Cultura - Governo de SergipePatrocínio: 
Banese e Instituto Banese

ATENÇÃO: Legendas em português. Duração: 110min.Intervalo: 15 min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário