terça-feira, 23 de julho de 2013

ORSSE celebra com Maestro Marcelo de Jesus o bicentenário de Richard Wagner


A obra do grande compositor Richard Wagner será o auge do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), que acontecerá na próxima quinta-feira, 25 de julho, às 20h30, no Teatro Atheneu. O concerto é a continuidade da série Laranjeiras, pela temporada 2013 da Orsse que é realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e pelo Instituto Banese, com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Rouanet, e do Banese.

Sob a batuta do maestro convidado Marcelo de Jesus, a Orquestra homenageará o bicentenário do compositor Richard Wagner, conhecido por obras como o drama ‘Tristão e Isolda’, que foi uma das primeiras peças que deu passos ao modernismo musical, além de canções como as óperas ‘Rienzi’, ‘O Navio Fantasma’, e ‘Os Mestres Cantores de Nurembergue’, que farão parte do programa desta apresentação.  Completa o programa a ‘Sinfonia nº4, em si bemol maior, op.60’, de Ludwig van Beethoven.

Segundo o maestro titular e diretor artístico da Orsse, Guilherme Mannis, este concerto será importante, pois a Orquestra de Sergipe não poderia deixar passar em branco o bicentenário de um dos mais importantes compositores mundiais. “Estamos em um ano de jubileu de Wagner e nada mais adequado do que comemorar com a apresentação de algumas de suas obras. Sem dúvida será um concerto muito especial”, declara.

Além disso, o diretor artístico destaca a presença de um excelente regente convidado, trocando conhecimento com os músicos da Orsse e mostrando toda a sua técnica apurada sobre as peças executadas da regência para o público. “Marcelo de Jesus é um grande talento da nova geração de maestros brasileiros e que já fez outras apresentações com a Orsse e sempre atraindo grande público. Esta será mais uma grande apresentação e com um repertório muito rico, que deve agradar a todos”, completa.

Sobre o regente

Marcelo de Jesus é o diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, maestro titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), maestro adjunto da Amazonas Filarmônica, maestro adjunto da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Tem vasta experiência como pianista no Theatro Municipal de São Paulo e como diretor musical assistente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi pianista e maestro assistente de grandes nomes da música como Luiz Fernando Malheiro, Isaac Karabtchevsky, Karl Martin, Siegfried Köhler, entre outros.

Sobre o homenageado

Richard Wagner foi o primeiro compositor a dar um passo em direção ao modernismo musical, com o seu drama ‘Tristão e Isolda’, de 1865. Até a estreia desta canção não houve nenhuma outra ópera comparável em grandeza, intensidade, complexidade harmoniosa, arte de instrumentalização emancipada, de sensualidade, força mitológica e imaginação. Ele teve uma vida agitada e seu primeiro êxito foi logrado em Dresden, com a ópera ‘Rienzi’. Seguiram-se ‘O Navio Fantasma’, ‘Tannhäuser’ e ‘Lohengrin’.

Serviço

Série "Laranjeiras II"
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Teatro Atheneu
Ingressos R$20 e R$ 10

Programa

Homenagem ao bicentenário de nascimento de Richard Wagner (1813 - 2013)

MARCELO DE JESUS, regente convidado
Richard WAGNER
Abertura da ópera “Rienzi”
Abertura da ópera “O Navio Fantasma”
Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nurembergue”
Ludwig van BEETHOVEN
Sinfonia nº4, em si bemol maior, op.60

Nenhum comentário:

Postar um comentário