quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Inédito: ORSSE apresentará obra de Mahler no Teatro Atheneu



Maestro convidado Luiz Fernando Malheiro (Foto: divulgação)
Apresentação acontece na sexta-feira, 6 de setembro, às 20h30, pela série Laranjeiras III no Teatro Atheneu. A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), contará com a regência do maestro convidado Luiz Fernando Malheiro e solos da soprano Maíra Lautert, a peça principal será a ‘4º Sinfonia’, do compositor austríaco Gustav Mahler.
A peça escolhida para esta apresentação foi composta entre 1893 e 1896, mas estreou somente em 1901. Curiosamente, a obra começou a ser escrita pelo quarto movimento, originalmente concebido como passagens na terceira sinfonia. Mahler, entretanto optou por escrever uma nova sinfonia tomando por base essa composição, acrescentando-lhe as três partes iniciais.
O quarto movimento é o ponto focal da sinfonia. Nele aparece a soprano solista, cantando ‘Das himmlische Leben’ (A Vida no Paraíso) - poema popular alemão, de autoria desconhecida, parte do ciclo. Este poema representa o canto de uma criança que morreu e descreve o paraíso, com suas comidas deliciosas e abundantes, seus personagens e afazeres, sua música perfeita. As estrofes são intercaladas por breves interlúdios orquestrais, onde se sobressai o guizo do primeiro movimento, fazendo do concerto como um todo, uma experiência única e inesquecível.
Outro fato interessante e não comentado, é a comemoração dos 30 anos de carreira do Maestro Malheiro. Em Manaus, no dia 08 de setembro, local onde desenvolve relevantes serviços ao Estado do Amazonas que propagam por todo Brasil, América do Sul e Europa.
Os ingressos para esta apresentação da ORSSE já estão a venda na bilheteria do teatro e custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). A temporada 2013 da Orquestra Sinfônica é promovida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e pelo Instituto Banese, com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Rouanet, e do Banese.
 Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário